Topo

Na Grade do MMA

Dos Anjos perde cinturão "fácil" e liga sinal de alerta para seca do país

Jorge Corrêa

08/07/2016 01h44


É até difícil de analisar tecnicamente a derrota de Rafael dos Anjos para Eddie Alvarez ou achar algum erro que custou o último cinturão que o Brasil detinha no UFC neste momento. Mas esse resultado liga um sério sinal de alerta para o país, que fica sem nenhum título do Ultimate depois de dez anos.

Primeiro vou falar sobre a luta em si. Os dois começaram o combate com momentos de cautela, mas sem deixar de atacar em momento algum. Quando o norte-americano golpeava, logo tinha uma resposta do brasileiro. Os primeiros bons golpes foram, inclusive de Rafael. As defesas dos dois estavam ótimas também.

O problema e que foi o queixo de Rafael o primeiro a ser acertado em cheio. Alvarez aproveitou uma chance rara até o momento para atingir o ex-campeão com um direto. Dos Anjos resistiu bastante ainda, mesmo cambaleante. Mas o árbitro Herb Dean teve de encerrar o combate quando viu o brasileiro sem apresentar resistência aos golpes. Foi nocauteado em pé.

Mas mais que lamentar a derrota de Rafael, o MMA brasileiro agora pode passar por um momento dramático no maior evento do mundo. Tudo bem que ainda temos Claudia Gadelha, José Aldo e Amanda Nunes neste fim de semana disputando cinturões, além de Wilson Reis no final do mês. Mas de todos, quem tinha a missão menos complicada era o peso leve.

Rafael já tinha enfrentado adversários mais gabaritados que Alvarez e vencido com facilidade. Era um cinturão "fácil", claro que sem menosprezar Eddie, que já tinha sido campeão dos leves no Bellator. O caminho se desenhava tranquilo para o brasileiro ficar muito tempo com o título da categoria, principalmente pelas atuações que vinha tendo nos últimos anos.

O cenários nas outras categorias para o Brasil é bem mais complicado. Em nenhuma outra temos algum lutador com potencial para dominar – como já fez Anderson Silva ou José Aldo, por exemplo – e temos poucos nomes perto de uma disputa de cinturão, sem contar os que estarão em jogo neste mês.

Julho ainda pode ser o mês mais vitorioso para o país, mas o jogo não será simples. Nossas melhores chances estão em jogo agora. Se não aproveitarmos, a chance de vermos uma seca histórica é grande.

wa

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA