Topo

Na Grade do MMA

UFC Sacramento terá queridinha, duelo entre descobertas de Dana e despedida

UOL Esporte

17/12/2016 06h00

Paige VanZant enfrenta Michelle Waterson no UFC Sacramento | Divulgação/UFC

Paige VanZant enfrenta Michelle Waterson no UFC Sacramento | Divulgação/UFC

Por Guilherme Dorini

A princípio, você pode não se interessar tanto pelo UFC Sacramento, que será realizado no próximo sábado, nos Estados Unidos. Além de não ter nenhuma disputa de cinturão, será difícil repetir a mesma dose de adrenalina da edição 206, que contou com lutas e nocautes eletrizantes no último sábado, em Toronto, no Canadá. No entanto, se olhar com mais atenção para os três últimos combates, verá que o evento tem o seu valor.

Na luta principal, Paige VanZant, "queridinha" do UFC, será mais uma vez protagonista de um evento não numerado da organização. Desta vez, ela tentará manter a boa fase contra Michelle Waterson. No segundo combate mais importante da noite, duas revelações vão medir forças dentro do octógono. Revelados em um reality show produzido por Dana White, Sage Northcutt e Mickey Gall prometem um duelo interessante em Sacramento.

Por último, mas não menos importante, Urijah Faber fará sua despedida das artes marciais mistas em casa. Conhecido como California Kid, o veterano de 37 anos já revelou que o combate contra Brad Pickett será o último de sua carreira.

Paige VanZant (#8) vs. Michelle Waterson (#12)
Luta válida pelo peso-palha (até 52 kg)

VanZant é uma das

VanZant é uma das "queridinhas" do UFC / Crédito: AP/Rich Pedroncelli

VanZant vive um bom momento no UFC, mas vamos com calma, né? Recentemente, a lutadora parece ter se empolgado com seu retorno à organização e até chegou a comentar um possível combate contra Ronda Rousey, em peso casado. O momento, no entanto, é de focar na luta de sábado, que não deve ser fácil.

Nocaute valeu prêmio de performance da noite | Anne-Marie Sorvin/USA TODAY

Nocaute valeu prêmio de performance da noite | Anne-Marie Sorvin/USA TODAY

Depois de três vitórias seguidas na organização, Paige foi derrotada por Rose Namajunas, seu primeiro desafio de peso no UFC. Então, tirou um período sábatico, foi vice-campeã do Dancing with the Stars, uma espécie de Dança dos Famosos dos Estados Unidos, e voltou de forma triunfal. Contra a australiana Bec Rawlings, ganhou o prêmio de performance da noite ao nocautear a adversária com um chute cinematográfico.

Agora, porém, o desafio será um pouco maior. Diferentemente de Rawlings, Waterson é muito mais experiente que a australiana. Aos 30 anos – contra 22 de VanZant -, a norte-americana possui 17 lutas em seu cartel de MMA, sendo 13 vitórias e apenas quatro derrotas. Além disso, foi campeã do peso-átomo (até 48 kg) do Invicta FC. Canhota, suas especialidas são o caratê, esporte no qual pratica desde seus 10 anos, muay thai e jiu-jítsu.

Sage Northcutt vs. Mickey Gall
Luta válida pelos meio-médios (até 77kg)

Sage Northcutt e Mickey Gall farão segunda luta principal | Divulgação/UFC

Sage Northcutt e Mickey Gall farão segunda luta principal | Divulgação/UFC

O duelo entre Northcutt e Gall será um encontro de novas gerações do UFC. Descobertos no reality show Dana White: Looking for a fight, atração em que o chefão da organização viajava os Estados Unidos atrás de novos lutadores para o evento, os atletas podem dar um passo a mais na organização em caso de vitória.

Sage Northcutt| Ethan Miller/Getty Images

Sage Northcutt| Ethan Miller/Getty Images

Sage foi a estrela do primeiro episódio do programa. A princípio, Dana duvidou de seu potencial, muito por conta de sua pouca idade (hoje com 20 anos) e seu penteado à la Johnny Bravo. No entanto, após ver sua performance dentro de cage em Houston – quando finalizou Rocky Long com uma guilhotina – resolveu contratar o jovem talento.

De lá para cá, Northcutt fez quatro lutas no UFC. Estreou com duas vitórias seguidas – um nocaute técnico e outra guilhotina -, mas acabou finalizado de forma infantil por Bryan Barberena (katagatame), esfriando seu começo promissor. No UFC 200, Dana White deu mais uma chance ao seu pupilo, que voltou a vencer ao derrotar o espanhol Enrique Marín por decisão unânime.

Gall, apesar de mais velho (24 anos), tem muito menos experiência que Northcutt. Depois de três lutas como amador, decidiu virar profissional exatamente no mesmo evento em que Dana White decidiu assistir durante seu reality show, na Filadélfia, nos EUA. O mata-leão antes dos três minutos do primeiro round agradou, mas o que realmente despertou a atenção do chefão do UFC foi a atitude do garoto, que não pensou duas vezes antes de pegar o microfono e pedir por um combate com CM Punk, então sem adversário na organização.

Gall bateu CM Punk | Rey Del Rio/Getty

Gall bateu CM Punk | Rey Del Rio/Getty

A atitude lhe garantiu um contrato. No entanto, antes de CM Punk, o UFC deu Mike Jackson como um pequeno teste para Gall. O jovem talento não tomou conhecimento do rival e, com outro mata-leão, desta vez com apenas 45 segundos, ganhou a tão esperada luta contra o astro do WWE.

No UFC 203, outra atuação impecável. Como um déjà vu, usou o mesmo golpe para finalizar Punk com apenas dois minutos. É bom Northcutt ter treinado como escapar de um mata-leão…

Urijah Faber (#7) vs. Brad Pickett
Luta válida pelo peso-galo (até 61,2 kg)

Urijah Faber encara Brad Brad Pickett em sua última luta | Divulgação/UFC

Urijah Faber encara Brad Brad Pickett em sua última luta | Divulgação/UFC

Depois de duas derrotas seguidas e mais uma frustrada tentiva de ser tornar campeão do UFC, Urijah Faber decidiu pendurar as luvas. Aos 37 anos, o California Kid, como é conhecido, possui até o momento 43 lutas profissionais de MMA, sendo 33 vitórias e 10 derrotas.

Seu maior feito no esporte foi ser campeão dos penas (até 65,8 kg) do extinto WEC há dez anos. Ele ainda defendeu com sucesso seu cinturão em cinco oportunidades, sendo uma delas contra Dominick Cruz, atual campeão da divisão dos galos do UFC.

Urijah Faber conquistou o cinturão do WEC em 2006 | Crédito: Reprodução

Urijah Faber conquistou o cinturão do WEC em 2006 | Crédito: Reprodução

De lá para cá, Faber se manteve entre os tops da organização, mas nunca mais conseguiu ser campeão. Quando foi contratado pelo UFC, decidiu descer para os galos, mas, mesmo assim, não alcançou o título. E não foi por falta de oportunidades. Em cinco anos, teve quatro chances de conquistar o cinturão, mas fracassou em todas elas: duas para Dominick Cruz e duas para Renan Barão.

O adversário de sua despedida será Brad Pickett, inglês de 38 anos que sequer aparece entre os 15 melhores da categoria. Faber quer se despedir em alto estilo, mas sabe que não será fácil.

"É difícil aproveitar o momento, porque é uma briga contra um cara que quer acabar comigo. Estou me preparando para uma batalha violenta. Mas estou tentando aproveitar o processo e perceber quão sortudo fui de viver esse sonho. Não é como se eu tivesse feito uma enorme fortuna como lutador, porque não havia muito dinheiro no começo. Mas consegui fazer uma ótima vida, e isso me deu a chance de viver sem precisar lutar. Quero focar nisso antes de chegar na zona perigosa como lutador. Tive minhas oportunidades de conquistar o cinturão, mas agora, estou pronto para passar a tocha adiante", disse nesta última semana.

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA