Topo

Na Grade do MMA

Por que Cigano superou Werdum e ficou com disputa de cinturão do UFC

Jorge Corrêa

08/02/2017 14h20

Cigano venceu a (duríssima) primeira luta que fez contra Miocic

Em uma das mais improváveis volta a uma disputa de cinturão do UFC, Junior Cigano foi confirmado na última terça-feira como próximo desafiante do campeão dos pesados Stipe Miocic no UFC 211, em 13 de maio. Com isso, ele superou uma disputa de bastidores com Fabrício Werdum, que vai enfrentar Ben Rothwell neste mesmo evento.

Os dois brasileiros estavam em situações mais ou menos parecidas para enfrentarem o dono da cinta, mas, então, por que o catarinense venceu essa disputa sobre o gaúcho?

A resposta simples é curta: Cigano soube jogar o jogo do UFC.

Vou explicar.

Junior e Fabrício já foram campeões do UFC, ambos enfrentaram Stipe Miocic e os dois vêm de boas vitórias em suas últimas lutas. Ah, eles também tiveram seus combates mais recentes cancelados em cima da hora por conta de lesão dos adversários.

A diferença é a postura que cada um tomou durante o tempo que ficaram fora do octógono. Cigano preferiu se promover e provocar Miocic, lembrando que ele já venceu o atual campeão em dezembro de 2014. Ele focou suas falas em pedir a disputa de cinturão e alfinetar seus possíveis adversários.

Já Werdum entrou em rota aberta de colisão com o próprio UFC. Cansou-se de criticar a parceria com a Reebok, se recusou a enfrentar Cigano no UFC 205 pelo mesmo salário que enfrentaria Cain Velasquez (e abriu a caixa-preta dessa negociação). Expôs seus empregadores de uma maneira que poucos atletas fizeram na história do Ultimate.

Não estou falando que Fabrício estava errado. Ele estava defendendo seus interesses, sua carreira, sua preparação e sua renda. Mas quando você bate de frente com um chefe, algum réplica vai acontecer. O gaúcho teve é sorte de não ter sido demitido depois de algumas críticas.

A conta veio agora: Cigano ficou com o title shot e Werdum terá de fazer pelo menos uma luta antes de sonhar novamente em disputar o cinturão.
Para os torcedores brasileiros fica o sonho de ver os dois se enfrentando no octógono em um futuro próximo. Vale lembrar que Junior já nocauteou Fabrício no longínquo ano de 2008. Seria uma grande luta principal para um evento numerado no Brasil.

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA