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UFC Rio 2 de madrugada não evita fracasso na venda de pay-per-view nos EUA

Jorge Corrêa

26/01/2012 16h54

Não adiantou de nada a tática do UFC de colocar o card principal da segunda edição do evento no Rio de Janeiro para começar já de madrugada no Brasil. Mesmo adaptando o início das lutas ao fuso horário dos Estados Unidos, o número de pacotes de pay-per-view ficou abaixo do esperado e foi ainda menor que o da primeira edição do show na capital fluminense.

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(Nota do blog: os números de PPV que apresentarei a partir de agora não são oficiais. Eles não são divulgados, mas são levantados por fontes confiáveis de dentro das distribuidoras de PPV. Todos os renomados sites de MMA pelo mundo os reconhecem como verdadeiros.)

Dana White tinha se decepcionado com as vendas do primeiro evento no Rio, em agosto do ano passado, quando teve nomes como Anderson Silva, Rodrigo Minotauro, Maurício Shogun e Forrest Griffin. Daquela vez, foram comercializados cerca de 300 mil pacotes. Para o show desse mês, com José Aldo e Vitor Belfort, 225 mil vendas foram feitas.

Vamos relembrar os horários praticados pelo UFC no Rio de Janeiro. O card principal do primeiro começou às 22h (de Brasília). Já o segundo teve início no insólito horário da 1h da madrugada – a última luta terminou por volta das 3h.

A última vez que um evento do UFC vendeu tão pouco PPV foi na edição 136, com o mesmo número do UFC Rio 2, quando Frankie Edgar nocauteou Gray Maynard e manteve o cinturão dos leves. Já o UFC 137: Penn vs. Diaz teve 280 mil vendas.

Para se ter uma ideia de comparação, os dez eventos que mais venderam pay-per-view na história do UFC tiveram entre 1,6 milhão e 850 mil pacotes comercializados.

O outro lado. A imprensa estrangeira pondera que o fracasso  de vendas do UFC 142 não foi tão grande por dois motivos: (1) o pequeno tempo entre as duas edições no Rio, ou seja, sem a expectativa da novidade e (2) a luta principal ser a disputa de cinturão da categoria pena, sendo que os pesos mais leves tem menos apelo com o grande público de MMA no país.

Veja as vendas dos últimos eventos:

UFC 142 Aldo vs. Mendes – 225 mil pacotes vendidos
UFC 141 Lesnar vs. Overeem – 800 mil
UFC 140 Jones vs. Machida – 485 mil
UFC 139 Shogun vs. Henderson  – 290 mil
UFC 137 Penn vs. Diaz – 280 mil
UFC 136 Edgar vs. Maynard – 225 mil
UFC 135 Jones vs. Rampage – 520 mil

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