Sem opções, Erik Koch deve ser rival de José Aldo em disputa de título no UFC 147 no Brasil
Jorge Corrêa
26/04/2012 06h01
O confuso UFC 147 no Brasil perdeu a esperada revanche entre Anderson Silva e Chael Sonnen, mas ganhou uma nova disputa de cinturão. Na mesma entrevista em que confirmou a ida do primeiro combate para Las Vegas, Dana White disse que deve colocar José Aldo para defender seu título dos penas em 23 de junho, por aqui, em terras brasileiras.
>> Siga o blog no Twitter: @NaGradedoMMA
>> Leia todas as notícias de lutas no UOL Esporte
Quem deve herdar essa vaga na luta contra José Aldo no Brasil deve ser o competente – e sortudo – norte-americano Erik Koch, de apenas 23 anos. Mesmo tão novo, ele já tem 14 lutas profissionais de MMA e apenas uma derrota, para Chad Mendes. Entre o extinto WEC e o UFC, ele vem de quatro vitórias consecutivas, incluindo dois nocautes da noite.
Mas agora, como Koch conseguiu "furar" a fila dos pesos penas do UFC?
(1) A próxima defesa de cinturão de Aldo deveria ser contra o vencedor de Korean Zombie x Poirier, que acontece em 15 de maio. Mas esse combate pelo título seria apenas no UFC 149, em 21 de julho, no Canadá. Com essa mudança para 23 de junho, o coreano ou Poirier teriam pouco mais de um mês para se preparar, o que praticamente inviabilizaria esse novo combate tão próximo.
(2) Erik Koch já é apontado como um dos principais nomes da categoria no UFC, mas acabou se lesionando e ficando de fora de sua luta contra Dustin Poirier em fevereiro. Uma vitória nesse combate o colocaria tranquilamente em posição de disputar o título. Sua indicação agora não seria tão absurda assim.
(3) Outro lutador em boa fase e que era apontado como possível rival de José Aldo teve sua nova luta anunciada na última quarta-feira. Hatsu Hioki vai enfrentar Ricardo Lamas no UFC on FX 4, marcado para o dia 22 de junho, em Atlantic City.
(4) Mais nomes importantes dos pesos penas do UFC não conseguem ter uma boa série de lutas invictas, como é o caso do alemão Denis Siver ou do brasileiro Diego Nunes.
Agora, é esperar o anuncio oficial do próximo adversário de José Aldo, que em sua última luta vencer Chad Mendes no Rio de Janeiro no começo desse ano. Mas essa é apenas uma das muitas dúvidas em torno do UFC 147. Afinal, nem mesmo lugar para acontecer o evento ainda tem.
Sobre o blog
Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com