Topo

Anderson flerta com autoajuda, mas surpreende com sinceridade e revelações em livro

Jorge Corrêa

15/05/2012 10h00

Sinceridade de Anderson surpreende

Livro de lutador de MMA flerta com autoajuda, mas oferece revelações

JORGE CORRÊA
DO UOL

Mesmo apontado como melhor lutador de MMA (artes marciais mistas) de todos os tempos, Anderson Silva só agora obteve amplo reconhecimento em seu próprio país.

Veio com a explosão desse esporte para o grande público, mesmo tendo quase 15 anos de uma bem-sucedida carreira, mas já na fase final.

O ano de 2011 marcou essa virada e, pouco mais de um ano depois, uma autobiografia é lançada para explicar as origens desse "novo" personagem. "Anderson Silva – O relato de um campeão dos ringues e da vida" (Sextante, R$ 29,90, 176 págs.) é, como diz o nome, um sincero relato do lutador sobre sua vida ao jornalista Eduardo Ohata, colunista e repórter da Folha.

Educado de maneira militar pelos tios que o que criaram na capital paranaense e crescido sob a rígida ética das artes marciais, Anderson em diversos momentos flerta com a autoajuda durante sua narrativa. Os percalços da vida lhe deram esse escudo, que ele levou para o livro.

Mas jamais essa publicação poderia ser enquadrada como autoajuda. Ela é essencialmente sua história. O livro gira em torno de três eixos. O primeiro é sobre as dificuldades e dramas que teve durante a infância e a juventude, o segundo conta sua formação como lutador de artes marciais e o terceiro é focado em detalhes de momentos famosos de sua carreira.

Em uma narrativa rápida, fácil e dinâmica, Anderson surpreende pela sinceridade e pelas revelações que fez.

Mesmo com seu ar descontraído e brincalhão, ele sempre evitou entrar em detalhes sobre seu passado humilde, sobre seus dramas familiares e sobre as dificuldades que passou durante sua carreira.

Dificilmente os fãs não vão se emocionar com a separação que teve de sua mãe, com os episódios de racismo, quando foi acusado de roubo, quando perdeu uma das filhas, ou até mesmo quando pensou em matar um rival.

Silva viu sua fama ganhar uma proporção enorme após assinar com a agência do ex-jogador Ronaldo, a 9ine. Desde então, frequenta programas de auditório, aparece em capas de revistas e estrela várias campanhas publicitárias.

Sua autobiografia fecha o ciclo de reconstrução de sua imagem. Além de aproximá-lo do público com os dramas pelos quais passou, o livro traz à luz importantes passagens de sua carreira e dá sua versão sobre episódios controversos que protagonizou.

Com muito didatismo para os iniciantes no MMA, o relato também atrai os fãs de longa data, que encontrarão as explicações de Anderson para as polêmicas com Demian Maia e Vitor Belfort, por exemplo. Também há um capítulo para a épica luta com o falastrão Chael Sonnen, belo aquecimento para a revanche que está para acontecer.

*Esse texto foi publicado no caderno de esporte do jornal Folha de S. Paulo desta terça-feira.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Anderson flerta com autoajuda, mas surpreende com sinceridade e revelações em livro - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Mais Posts