Anderson esquece blefe sobre férias e superluta com GSP deve mesmo sair em maio de 2013
Jorge Corrêa
18/11/2012 06h09
Se fosse uma peça de teatro, poderíamos dizer que ela foi muito bem ensaiada, ato por ato, até que a história fosse contada inteira. Ainda falta o final, que deve ser uma das maiores lutas de MMA já vistas. Com a vitória de Georges St-Pierre sobre Carlos Condit no UFC 154 neste sábado, o cenário está pronto para que a superluta contra Anderson Silva saia do papel.
>> St-Pierre empolga, unifica cinturão e engatilha superluta contra Anderson Silva
>> Rafael dos Anjos massacra; Damm perde luta sonolenta com Anderson no córner
Na semana passada, o brasileiro tinha dito que pretendia tirar longas férias do MMA e voltar a lutar só no final de 2013, o que adiaria muito esse encontro com o canadense. Mas foi ele pisar em Montreal para ver a luta de GSP para seu discurso começar a mudar. Em uma coletiva antes do UFC 154, Anderson já disse que estava aberto a lutar no primeiro semestre de 2013. As longas férias ficaram para trás em um instante.
Para este blogueiro que vos fala, esse discurso de ficar tanto tempo longe do UFC era um blefe do campeão dos médios para o caso de GSP perder a luta. Ele quer muito fazer esse combate e não esconde isso de ninguém, mas não haveria clima para ela acontecer se Condit tivesse vencido. Então ele preparou o terreno para isso. Mas como o canadense venceu, seu plano principal poderá ser colocado em prática. Essa parada fica para depois.
Assim que acabou o UFC 154, Dana White deu uma entrevista em que praticamente sacramentou a luta entre Anderson e St-Pierre. "Um é o melhor lutador peso por peso do mundo e o outro é o segundo. É uma grande luta, os fãs querem essa luta, os dois querem essa luta, então nós vamos fazer essa luta", disse o presidente, que em seguida reafirmou a possível data para ela acontecer: "Em maio, ou por aí".
(Chute do blogueiro: 25 de maio de 2013, coincidindo com o fim de semana prolongado do feriado norte-americano do Memorial Day. Eles gostam de grandes eventos nessas datas.)
Agora vamos à posição dos atletas após o UFC 154. Assim que a luta de GSP acabou, Anderson – que esteve sentado próximo ao octógono – se mostrou muito empolgado, mas não quis cravar nada. "Eu adorei. Georges é o melhor lutador, ele controla todas as posições. É um novo GSP. Sim, quero lutar com ele, mas não é uma decisão só minha."
"É uma decisão do Dana. Ele precisa conversar com o agente do Georges e comigo porque será o maior show do mundo. E os fãs vão amar. Talvez seja a maior luta da história do UFC. Esse é meu plano, mas não minha decisão. Eu tenho meus planos, GSP os dele, mas ambos precisamos conversar com Dana. É isso", explicou Anderson Silva.
>> Blog no Facebook: FB.com/NaGradedoMMA
>> Todas as notícias sobre lutas no UOL Esporte
>> Siga o blog no Twitter: @NaGradedoMMA
Com o rosto muito machucado do combate com Carlos Condit, St-Pierre não refutou a luta, mas preferiu ser cauteloso sobre esse encontro. "Vamos ver o que vai acontecer, tenho algumas opções, mas acabei de levar muitos golpes e estou precisando descansar antes de decidir qualquer coisa, mas vou tomar a melhor decisão para mim."
GSP até se mostrou um pouco incomodado com todo o burburinho sobre essa superluta, antes e depois de vencer Condit. "Eu ainda nem sai dessa luta e já falam em Anderson, acho isso um pouco desrespeitoso para mim e para meu oponente. Eu preciso de uma pausa. Mas o UFC pode fazer mágica, ninguém sabe", completou o canadense, entre muitos sorrisos.
Resumindo: Anderson quer essa luta, Georges quer essa luta, Dana quer essa luta, os fãs querem essa luta. O que falta é sentar todo mundo e assinar. O presidente não faria um anúncio desses ali no calor de um evento. Mas depois de algumas semanas de descanso para GSP, esse combate deve ser confirmado com toda a pompa que ele merece.
Sobre o blog
Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com