UFC 155 e Dana definem rumos do título dos pesados - Veja caminho de Cigano, Velasquez, Werdum, Overeem e Pezão para 2013
Jorge Corrêa
29/12/2012 16h00
Direto de Las Vegas
A semana que marcou a despedida do UFC do ano de 2012 e que culminará com a edição 155, neste sábado, também definiu o que deve acontecer com os principais nomes dos pesos pesados do torneio. Dana White deixou alguns casos claros e outros nas entrelinhas durante essa semana. O blog então vai explicar um a um os casos envolvidos nesse processo.
>> Cigano revê Valasquez por acerto de contas e legado entre os pesados
>> Musa do jiu-jítsu, Kyra Gracie será comentarista do UFC 155 no Sportv
>> Esposa "estreante" de Cigano rouba a cena em pesagem do UFC 155
Junior Cigano – É o campeão e melhor lutador da categoria na atualidade. Se mantiver o cinturão neste sábado, na luta contra Cain Velasquez, deve finalmente enfrentar seu desafeto declarado Alistair Overeem, caso o holandês vença o brasileiro Antonio Pezão no UFC 156, em fevereiro. Ainda este ano, pode ter pela frente o gaúcho Fabrício Werdum.
Fabrício Werdum – Ganhou uma grande chance ao saber que, se vencer Rodrigo Minotauro em junho, vai poder disputar o cinturão da categoria. Com o resultado positivo, essa luta pelo título deve acontecer mais para o final do ano. Ele quer a revanche contra Cigano, mas pode ser Velasquez ou Overeem, de acordo com a conjuntura que expliquei acima.
Alistair Overeem – Recebeu essa semana a permissão para lutar novamente depois de ser flagrado em um antidoping antes de enfrentar Cigano em maio. Está jurado pelo brasileiro. Chegou a ser dito que ele poderia ganhar o title shot direto, mas agora precisa passar por Antonio Pezão. Mas uma vitória já o coloca na luta pelo cinturão. Caminho simples (mas não fácil) para ele.
Antonio Pezão – De todos esses, é quem está mais atrás na fila, mas Dana White deixou no ar a possibilidade de ele furar fila e ficar com a disputa de cinturão se vencer Overeem. No entanto, para isso acontecer, Cigano precisa vencer neste sábado, pois Pezão perdeu feio para Velasquez em maio. Não teria sentido ele enfrentar o norte-americano de novo depois disso.
Stefan Struve – Merece uma menção honrosa nesse post, pois está com uma série invicta de quatro lutas. Não é para qualquer uma sequência como essa. Ele enfrenta Mark Hunt no UFC Japão em março. Uma quinta vitória consecutiva o deixa muito bem na categoria e quem sabe, com uma ou outra lesão, pode aparecer de surpresa em uma disputa de título dos pesados.
ENQUETE – Vote nos seus favoritos para o UFC 155: Cigano ou Cain?
>> Blog no Facebook: FB.com/NaGradedoMMA
>> Todas as notícias sobre lutas no UOL Esporte
>> Siga o blog no Twitter: @NaGradedoMMA
Sobre o blog
Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com