Veteranos Henderson e Rashad tentam salvar mais um UFC "zicado" no Canadá
Jorge Corrêa
15/06/2013 06h01
Parece quase uma maldição. Sempre que o UFC resolve ir para uma nova cidade no Canadá, um belo card acaba sendo desmontado por conta de lesões. Aconteceu no ano passado, com o UFC 149 em Calgary e novamente com o UFC 161, que acontece neste sábado em Winnipeg. Mas dois veteranos foram chamados para salvar esse evento.
Evans ou Henderson: quem vence no UFC 161?
Rashad Evans e Dan Henderson já estavam no card, mas na penúltima luta da noite. Com a lesão do campeão interino dos galos Renan Barão, sua defesa de cinturão contra Eddie Wineland foi cancelada e o duelo dos meio-pesados foi alçado à luta principal. Para aumentar a responsabilidade deles, a aguardada revanche entre Shogun e Minotouro também caiu.
O UFC 149 já tinha sofrido com isso. Era para o evento ter ficado com a disputa de cinturão dos penas entre José Aldo e Erik Koch, mas o brasileiro se machucou. Depois, Rodrigo Minotauro se lesionou e Cheick Kongo enfrentou Shawn Jordan. Também teve Thiago Silva x Maurício Shogun cancelado, Thiago Alves saiu, Michael Bisping saiu e outros mais saíram.
Lá em julho do ano passado, Dana White admitiu que teve um dos piores eventos de sua história em Calgary, prometeu voltar à cidade, mas foi Winnipeg que assumiu essa posição. E aparentemente a "maldição" de estreias no Canadá foi mantida.
Mas Rashad e Dan tem todos os ingredientes para encerrar bem a noite deste sábado. Experiência não falta, como ex-campeões dos maiores eventos de MMA da história, já mostraram que podem dar show. Além disso, ambos estão em situação delicada. Não que possam ser demitido, mas ambos vem de derrotas e problemas dentro do octógono.
"Acho que Rashad fica um pouco nervoso em suas lutas, meio tímido. Mas não tenho visto ele pressionar tanto quanto anos atrás, não aperta o gatilho. Acho que vou pressioná-lo e deixá-lo cansando", disse Hendo, seguido por Evans. "Eu tenho de ser arrogante, é assim que eu luta. Preciso mostrar para meu rival que ele vai se arrepender de aceitar essa luta."
Evans é quem está pior. Vem de duas derrotas consecutivas, incluindo uma atuação muito fraca contra Rogério Minotouro em fevereiro. Já Hendo perdeu para Lyoto Machida no mesmo mês, mas tem o cancelamento do UFC 151 no seu currículo. E Dana White já avisou: quem perder dificilmente terá uma nova chance de disputar qualquer cinturão do evento.
SERVIÇO: O card preliminar do UFC 161 começa às 20h (de Brasília) e terá transmissão pelo canal a cabo Sportv. Já o card principal será às 23h e transmitido em pay-per-view pelo Combate.
As melhores encaradas do MMA
[tagalbum id="55505″]
Sobre o blog
Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com