Corinthians tira nome de Spider de equipe, vê MMA maduro e aposta em Cigano
UOL Esporte
26/07/2013 06h36
Por Gustavo Franceschini
Um mês depois do anúncio do fim da parceria com Anderson Silva, o Corinthians resolveu o futuro do seu MMA. A partir de agora, o projeto seguirá praticamente inalterado, mas sem levar o nome de um lutador específico, como acontecia nos tempos do Spider. Para o clube, é uma mostra de como o esporte está maduro internamente.
"Quando começou o contato com o Anderson, o marketing do clube pediu que a equipe de MMA tivesse o nome dele. Para um esporte novo, era importante ter o Anderson para passar credibilidade ao nosso time", explicou João Guilherme, diretor de MMA do clube.
Até encerrar o contrato com o ex-campeão dos médios do UFC, o Corinthians tinha a Academia Anderson Silva de MMA e o time Anderson Silva Corinthians MMA. Sem ele, o clube poderia substitui-lo por Júnior Cigano, ex-dono do cinturão dos pesados e ainda atleta alvinegro. O Corinthians prefere, no entanto, seguir sua vida na modalidade sem um "parceiro de peso".
"O MMA passou a ser uma modalidade esportiva no clube, e não só uma atividade. O clube em si já nos enxerga como um formador de atletas. A não utilização de um nome como o do Cigano é porque já estamos inseridos no mercado", disse João Guilherme.
Anderson Silva foi muito mais que um atleta para o MMA do Corinthians. Quando a parceria foi formada, o clube sequer tinha uma academia montada para receber o treinos do astro, que escolheu todos os profissionais que cuidariam do trabalho. Segundo João Guilherme, toda essa estrutura montada segue inalterada.
O Corinthians está certo em tirar o nome de Anderson Silva de seu time de MMA?
Até Ramon Lemos, técnico de Anderson Silva, continuará como coordenador-técnico do projeto alvinegro, embora se ausente nas preparações de lutas de Cigano e do próprio Spider.
A grande diferença para os tempos de Anderson Silva deve ser a ativação do patrocínio do Corinthians, que também busca alguma visibilidade em troca dos investimentos feitos. Maior estrela do MMA no Brasil, o Spider tinha muitos compromissos publicitários, uma agenda lotada e não conseguia atender a todos os pedidos alvinegros.
Além de ter a rotina mais maleável, Cigano ainda tem um contrato diferente com o Corinthians. Quando fechou com o peso-pesado, o clube já tinha a sua academia pronta no Parque São Jorge e, por isso, conseguiu colocar no compromisso algumas obrigações que o Spider não tinha.
Também por isso, pôde fazer ações como aquela que ganhou repercussão na internet há duas semanas, quando Cigano fez um vídeo promocional com o lateral Alessandro. "Com ele nós podemos pedir uma participação maior, é um pouquinho mais fácil. O Anderson tem um tratamento mais diferenciado, então as coisas são um pouquinho mais burocráticas", disse João Guilherme, que disse fazer um balanço positivo da parceria com o Spider.
Sobre o blog
Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com