Topo

UFC 164 revive rivalidade e "chute Matrix" sob a sombra de José Aldo

Jorge Corrêa

31/08/2013 06h01


Um história que começou em 16 de dezembro de 2010 volta neste sábado, como se nunca tivesse sido interrompida. A disputa de cinturão dos leves na luta principal do UFC 164, a partir das 19h15 deste sábado, revive uma das maiores rivalidades do MMA nos últimos anos entre os norte-americanos Benson Henderson e Anthony Pettis.

Vou contar abaixo essa história, que ganhou um brasileiro como personagem.


Não é nada pessoal e nem envolveu muitas provocações, é tudo dentro do octógono. Campeão dos leves do UFC desde novembro de 2011 e indo para sua quarta defesa de cinturão, Henderson tem em Pettis seu último algoz. Em uma luta épica, a última da edição final do extinto WEC, Anthony acertou um histórico chute alto apoiando a base na grade, ao melhor estilo do filme Matrix.

Nem o melhor diretor de cinema imaginaria um desfecho como aquele para um evento, mas o enredo fez eles se distanciarem. Com o WEC anexado ao UFC, era esperado que Pettis tentasse a unificação dos cinturões, mas Frankie Edgar e Gray Mainard se envolveram na época em sua própria rivalidade que com um empate e lesões, estendendo muito essa disputa.

Sem perspectiva de disputar o título até 70 kg e vindo de uma lesão, Pettis abandonou a ideia de unificação para enfrentar Clay Guida. Nitidamente sem ritmo, acabou derrotado, o que o jogou para trás na fila. Enquanto isso, Hendo começou voando em sua passagem pelo UFC e o título foi questão de tempo.

Vindo de três vitórias nos leves, Anthony cansou de esperar uma chance para disputar o cinturão em sua categoria de origem e acabou ganhando uma chance de enfrentar José Aldo no UFC Rio 4 pelo título dos penas. Mas o americano se machucou e foi tirado da luta. Poucas semanas depois, TJ Grant, rival original de Bendo, também se lesionou e essa aguardada revanche foi marcada.

"Estou pronto para vocês [torcedores]. Alguns caras gostam de ficar falando e falando. Eu não sou do tipo falador. Eu entro no octógono e meus braços falam por mim. É isso o que eu vou fazer amanhã à noite", provocou Bendo, que lutará na cidade-natal de Anthony. "Faz cinco anos que lutei aqui pela última vez e defendi um cinturão. Não há lugar melhor para isso."

Mas agora, esse reencontro tem um terceiro personagem. José Aldo virou alvo dos dois, Pettis por conta da cancelada – o que frustrou muitos torcedores – e de Henderson, que vem falando que sonha em fazer essa superluta em território brasileiro. Seja qual for o resultado, o campeão dos penas pode começar a se preparar.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

UFC 164 revive rivalidade e "chute Matrix" sob a sombra de José Aldo - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Mais Posts