GSP, a "maldição dos astros" e o perigoso Hendricks
Jorge Corrêa
16/11/2013 06h01
Não há como negar que Georges St-Pierre é o mais completo campeão do UFC da atualidade, principalmente depois da derrota de Anderson Silva e da dura batalha que Jon Jones teve contra Alexander Gustafsson. Mas no UFC 167, neste sábado, ele terá dois grandes testes: primeiro passar pela "maldição dos astros" e depois pela mão esquerda de Johny Hendricks.
O anos de 2013 não está fácil para os grandes nomes do Ultimate e agora é a vez de GSP encarar um de seus rivais mais complicados. O norte-americano é provavelmente o adversário mais complicado desde Matt Hughes ou BJ Penn. Em muitos anos, é a maior chance que o canadense tem de ser nocauteado, como foi Anderson, ou ter uma vitória sofrida, como a de Jon Jones.
Quem vai vencer a luta principal do UFC 167?
St-Pierre é o lutador que consegue melhor usar as mais diversas técnicas para se impor sobre um rival, adaptando seu estilo à necessidade do momento. Se precisa da trocação, vai ficar no jab-direto como contra Josh Koscheck. Se a luta for no wrestling, ele vai derrubar e segurá-la no chão como foi com Nick Diaz ou Jake Shield. Até seu ground-and-pound pode ser eficiente. Carlos Condit que o diga.
Mas agora ele terá pela frente a mão mais pesada dos meio-médios na atualidade. É difícil ver tantos nocautes nessa categoria, mas Hendricks já colocou para dormir cinco rivais no UFC, entre eles nomes como os de Martin Kampmann e Jon Fitch. Esse pode ser o diferencial de Johny, mas não é a única arma do desafiante pelo cinturão.
Como a maioria dos lutadores norte-americanos, ele vem do wrestling, tendo sido escolhido quatro vezes como o melhor de sua categoria durante a faculdade. Ele é muito bom na luta agarrada e derruba com extrema facilidade. Hendricks já avisou que vai tentar manter a luta em pé, mas sabe que pode bater forte no chão se precisar.
Sou um grande crítico do jogo chato de GSP para controlar e vencer suas lutas, mas aposto que esse não deve ser o cenário do combate deste sábado. Com tantos perigos vindos de seu adversário, acredito que ele vai tentar partir para cima para tentar definir logo. É promessa de grande luta!
Sobre o blog
Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com