Topo

A mais estranha pesagem do UFC

Jorge Corrêa

15/03/2014 06h01

A imensa maioria das pesagens do UFC é formada por eventos mornos, sem grandes destaques, sendo "salvos" por, no máximo, uma ou outra encarada mais tensa. Mas a edição da última sexta-feira, em Dallas, passou longe – mas muito longe – desse padrão. Quem poderia imaginar que, por pouco, o UFC 171 ficou sem sua disputa de cinturão e os meio-médios sem campeão por tempo indeterminado?

A pesagem do evento que acontece neste sábado em Dallas, nos EUA, já dava sinais de que não ocorreria dentro dos conformes quando Renee Forte e Kelvin Gastelum não bateram o peso – norte-americano conseguiu na segunda oportunidade e o brasileiro não. Mas então veio a disputa do cinturão. Robbie Lawler bateu as 170 libras (77,1kg), limite da categoria, enquanto Johny Hendricks fez 171,5 libras (77,8kg).

Ninguém no palco escondeu a surpresa. Como se trava de uma disputa de cinturão, não há margem de uma libra para cima e, mesmo assim, o favorito tinha estourado. Dessa forma, o barbudo teria duas horas para cortar quase 700g. Se ele não conseguisse, abriria uma crise histórica no evento. A luta valeria cinturão apenas para Robbie Lawler, algo que nunca aconteceu no Ultimate. A última vez que um desafiante pelo título não bateu o peso foi Travis Lutter em 2007 – a luta não valeu cinturão, mas Anderson Silva atropelou do mesmo jeito.

Ficou uma enorme tensão no ar e Hendricks arrancou com seu carro e sua equipe para o hotel, onde tentaria cortar o peso. Até cantar pneu ele cantou. A internet começou a pipocar de teorias sobre os motivos de ele não ter conseguido as 170 libras – algo que não teve problema antes da luta contra Georges St-Pierre, por exemplo.

Normalmente essa segunda pesagem é feita nos bastidores, mas dessas vez ela virou um evento. Muitos jornalistas e alguns torcedores ficaram aguardando a volta de Johny. Quando ele entrou no ginásio, foi um novo burburinho. Estava tranquilo, sorrindo, mas precisou ficar pelado. Enquanto a pesagem era lida, ele falava "Essa balança está quebrada". Quando o fiscal anunciou as 170 libras, houve uma enorme comemoração, como um gol em final de campeonato.

Então começaram as explicações de como isso aconteceu e como ele conseguiu bater o peso. Mike Dolce, famoso por comandar a dieta de importantes nomes do UFC, disse que a balança do hotel devia estar descalibrada depois de tantos lutadores subirem nela. "Foi fácil tirar esse peso extra. Fizemos um treino leve e ele saiu naturalmente", resumiu o ex-lutador e agora treinador.

Para desespero dos fãs de Johny Hendricks, sua equipe chegou a especular a possibilidade de ele ter de raspar sua famosa barba para tirar os últimos gramas se fosse necessário. A maquina e a lâmina estavam prontas. Mas no final, não foi preciso. Segundo grande alívio da noite.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

A mais estranha pesagem do UFC - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Mais Posts