Topo

Sarafian: um inferno para bater seu novo peso

UOL Esporte

10/06/2014 07h51


Por Maurício Dehò

Um dos principais personagens do primeiro TUF Brasil, em 2012, Daniel Sarafian ainda luta para conquistar um espaço entre os grandes do UFC. Neste sábado, ele volta ao octógono em um verdadeiro recomeço na organização. Ele deixa de lutar pelos médios e passa a ser um meio-médio, isto é, passa de 84 kg para 77 kg para encarar o japonês Kiichi Kunimoto. E a mudança não veio sem traumas.

Como é comum aos atletas descendo de categoria, Sarafian foi testado com um processo completo de corte de peso antes de ter confirmada a luta no UFC 174. E a experiência foi desagradável.

Daniel Sarafian vai conseguir provar seu valor na nova categoria?

"Foi um inferno, só eu sei o que passei. Foi uma das coisas mais duras que já fiz, é um processo que dói muito, não é só a fome que você passa, mas todo o processo de desidratação, que eu já fazia, mas desta vez foi mais forte", disse o paulistano, ao UOL Esporte.

O problema tão acentuado não é natural, e Sarafian explica que à época estava com outro nutricionista, que não atendeu ao que seu corpo precisava devidamente. "Agora estou trabalhando com outro e consegui manter um bom peso antes do corte para a semana de luta, então estou mais adaptado e vai ser tranquilo", comentou ele.

Depois do sofrimento, Sarafian conta que tirou um período de férias para reavaliar o que tinha passado e descansar. E conta que tirou lições de vida de tudo isso: viu que o MMA é só um trabalho, mas que deve aproveitá-lo melhor, como aproveitou o tempo afastado dos treinos.

O problema para o paulistano é que seu biótipo é baixo e forte. Sarafian mede 1,75 m e era pequeno para a categoria médio. Por outro lado, ele é muito musculoso, o que o fazia ser forte para aquele peso. O trabalho atual teve de forçar uma perda de massa magra, já que o lutador não tinha de onde tirar em gordura.

Se no teste como meio-médio ele sofreu e ficou até sem treinar para conseguir atingir a marca, agora ele voltou a fazer preparação física adequada, ainda que com a atenção de não ganhar novos quilos de músculos. Isso combinado à alimentação regrada vão mostrar um Sarafian mais fininho durante a pesagem desta sexta-feira.

Sarafian fará neste sábado sua quarta luta oficial pelo UFC. Até aqui, ele não conseguiu provar a que veio, com duas derrotas e uma vitória. Depois do TUF, ele estreou perdendo por pontos para CB Dollaway. Em seguida, recuperou-se finalizando Eddie Mendez.

Na terceira luta, enfim enfrentou Cezar Mutante, com quem deveria ter duelado na final do reality show – uma lesão de Sarafian o tirou da luta. A luta foi fraca e acabou em vitória por pontos para o rival. Com isso, agora ele dá um novo rumo à carreira ao enfrentar Kunimoto.

O japonês tem 16 vitórias, cinco derrotas, dois empates e um no contest. Na sua estreia no UFC, ele ficou com a vitória sobre Luiz Besouro, mas porque o brasileiro o atingiu com golpes ilegais e foi desqualificado.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Sarafian: um inferno para bater seu novo peso - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Mais Posts