Topo

Sonnen e sua chantagem emocional

Jorge Corrêa

11/06/2014 07h34


Como em um melodrama, uma verdadeira novela mexicana, agora foi a vez de Chael Sonnen cair em um exame antidoping surpresa, isso depois de Wanderlei Silva ter se recusado a fazê-lo e Vitor Belfort também ter sido flagrado. O resultado direto disso: não devemos ter nenhum dos três no UFC 175, marcado para o dia 5 de julho em Las Vegas.

Falando assim, soaria cômico se não fosse muito trágico ter três importantes nomes do Ultimate envolvidos em casos de doping, cada um de sua maneira. Já falei muito aqui no blog sobre o que aconteceu com Wanderlei Silva e com Vitor Belfort. Agora, Chael Sonnen também merece sua atenção, principalmente por suas explicações.

Chael Sonnen deve ser liberado para lutar no UFC 175 após cair no antoping?

O falastrão norte-americano sempre demonstrou uma inteligência acima da média em seus discursos, em suas ideias e pela maneira que consegue concatená-las. Mas dessa vez, parece que ele está subestimando a inteligência dos torcedores com um discurso baseado apenas na emoção, esquecendo qualquer preceito de combate ao uso de substâncias ilícitas nos esportes.

"Essa é uma parte que não queria dividir com ninguém, mas estou tendo problemas de fertilidade, eu e minha mulher. Eu apoio as regras, não estou reclamando. Não são anabolizantes, não aumentam o desempenho, não são esteroides. Estamos fora de competição. Não são coisas que aconteceram no dia da luta. Aconteceu porque regras foram modificadas. Mas, essencialmente, eles estão falando que você tem que escolher entre o esporte e a saúde."

Como disse no caso de Belfort, não existe um pouco acima, existe apenas acima. As regras antidoping precisam ser seguidas de maneira muito estrita. No manual da agência mundial antidoping (WADA) e da agência norte-americana antidoping (USADA) deixa claro que as substâncias pelas quais ele foi flagrado são proibidas DENTRO E FORA de competição. Mais que isso, ele estava ciente dessa situação.

Não se pode ser levada em consideração essa "confusão" de Sonnen, ele dizer que não conseguiu falar com a comissão e mesmo assim tomou os medicamentos. Ou até mesmo que essas não são drogas de aumento de desempenho. As regras são para todos e precisam ser estritas, independente do motivo que fizeram elas serem quebradas.

Como um atleta profissional, Sonnen não poderia ter se dado essa liberdade e esse discurso serve apenas para limpar [um pouco] sua barra nesse momento, jamais como argumento para uma possível absolvição. Mas se agora esse lado pessoal é mais importante que o profissional, como mostra suas falas, talvez seja o momento de ele deixar de ser atleta.

Fecho o texto parafraseando a amiga Fernanda Prates: "Fazer algo que você sabe que é proibido e depois tentar lançar uma chantagem emocional com a sua vontade de ser pai é uma apelação baixa e, felizmente, óbvia o suficiente para ninguém acreditar."

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Sonnen e sua chantagem emocional - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Mais Posts