Topo

Werdum dá show com nocaute, mas é o suficiente contra o "imbatível" Cain?

UOL Esporte

16/11/2014 13h11

Por Maurício Dehò

Com uma joelhada voadora inesperada e avassaladora, Fabrício Werdum escreveu seu nome na história do UFC e se tornou o terceiro campeão brasileiro entre os pesos pesados do evento. Mas, ainda com o título interino. Falta um passo para o gaúcho reinar absoluto na organização: vencer o lesionado Cain Velásquez. Mesmo com um desfecho espetacular, Werdum deixou no ar a dúvida: o que fez é o suficiente para bater o "imbatível"?

O que gera este questionamento é o restante do combate de Werdum contra Hunt na Cidade do México. Antes da joelhada fatal, Werdum sofreu alguns revéses importantes, mas que pareceram não lhe afetar.

Logo no começo do primeiro round, uma direita encontrou o rosto do brasileiro, que foi ao chão. No segundo assalto, um contragolpe muito forte atingiu o gaúcho enquanto ele tentava um chute baixo. Em ambas as vezes, Werdum se recuperou muito rapidamente.

Na luta contra Fedor Emelianenko, no Strikeforce, Werdum "facilitou" este tipo de queda para atrair o russo à sua guarda. No chão, finalizou o lendário lutador. Mas, desta vez, o que mostram os golpes de Hunt é que o neozelandês viu brechas grandes no novo campeão interino. Após a luta, o brasileiro admitiu que sentiu os golpes e que eles o fizeram "acordar" no combate, depois de um início ansioso.

Qualquer que seja o motivo para os erros, Werdum não foi o lutador dominante que venceu Travis Browne e correu sérios riscos. Contra Cain Velásquez, se a luta for marcada, o adversário que terá pela frente será bem mais complicado. Um rival mais completo, com trocação, wrestling e jogo de chão afiados.
E que saberá capitalizar se os erros persistirem.

Caso tenha problemas contra Velásquez, ao menos Werdum mostrou que suporta bem a pressão e consegue absorver golpes pesados. Por outro lado, a forma como Werdum nocauteou Hunt comprovou que o gaúcho é um lutador ainda em evolução, com armas a mostrar, cartas na manga a tirar quando tiver necessidade e em forma apesar de seus 37 anos. Ele contará com a inatividade do campeão linear dos pesados, afastado desde outubro de 2013 por lesão.

Há ainda que se lembrar que Werdum pode acabar sendo coroado o único campeão dos pesados sem lutar. Caso Velásquez não se recupere até março, o UFC já anunciou que vai tirar seu título. Mas isto parece improvável.

Werdum deve ter o duelo com o norte-americano remarcado, e, se não foi perfeito contra Hunt, terá tempo para se aperfeiçoar até este combate e comprovar que é um dos únicos lutadores destes tempos capaz de parar um campeão tão implacável como Velásquez.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Werdum dá show com nocaute, mas é o suficiente contra o "imbatível" Cain? - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Mais Posts