Top 5: Maiores esperanças europeias tem nova campeã e rival de Aldo
Jorge Corrêa e Maurício Dehò
17/06/2015 12h00
Estados Unidos e Brasil dominam o MMA e o UFC. Mas, a Europa vem tentando conquistar seu espaço e mostrar que o Velho Continente tem estrelas que podem se equiparar a seus pares da América.
Não precisamos ir longe para listar grandes esperanças europeias para os próximos tempos no Ultimate. Uma já está com o cinturão, a polonesa peso palha Joanna Jedrzejczyk. Ela deu à Europa seu primeiro título em uma década, ao vencer Carla Esparza em março, e defende seu posto neste sábado, em Berlim, contra Jessica Penne.
Confira a lista, que, é claro, também tem o falastrão Connor McGregor em posição de destaque:
5. Tom Breese
Clique para acessar conteúdo externo
Já sabemos que Michael Bisping não é o inglês que chegaria para capturar um cinturão do UFC, como já se prometeu. Então, quem aparece na terra da rainha agora é Tom Breese, de apenas 23 anos. Ele tem 8 vitórias, sendo dois nocautes e seis finalizações e estreou com o pé direito no Ultimate, batendo o experiente brasileiro Luiz Besouro. O inglês nocauteou no primeiro round em Goiânia, e mostrou que é muito perigoso.____________________________________________________________
4. Maryna Moroz
____________________________________________________________
3. Khabib Nurmagomedov
Clique para acessar conteúdo externo
Não fossem as lesões, este russo já teria disputado o cinturão. Ele seria o rival de Anthony Pettis pelo título dos leves, machucou-se e deixou o caminho aberto para Rafael dos Anjos. Nurmagomedov é assustados no octógono. Não só porque diz que treinava com ursos, mas porque tem um estilo de agarrar e dominar seus rivais que os sufoca. A maior parte de suas lutas acaba sendo decidida por pontos, mas o controle é tanto, que nem dá para reclamar disso. Em tempo, ele bateu o atual campeão Dos Anjos em sua mais recente luta, em abril de 2014.___________________________________________________________
2. Conor McGregor
Há quem diga que ele ainda não enfrentou rivais de pequena grandeza. Mas, com seus nocautes e uma enorme lábia, o falastrão irlandês está a menos de um mês de disputar o cinturão dos penas contra José Aldo. O UFC comprou totalmente o personagem de Mcgregor e usou suas provocações para vender lutas. No octógono, ele realmente entrega: com um estilo baseado em um boxe clássico, no caratê e em muitos contragolpes, o irlandês não perde desde 2011 e nocauteou em quatro de suas cinco lutas no UFC.
___________________________________________________________
1. Joanna Jedrzejczyk
Bom, se Joanna já está com o título da categoria palha na cintura, quem somos nós para deixá-la em uma posição que não seja o primeiro lugar? Mas, é preciso ser franco. O atropelo que ela deu em Carla Esparza, nocauteando no segundo round para faturar o cinturão, foi deveras surpreendente. Até pelo fato de muita gente não ter engolido sua vitória por pontos contra a brasileira Claudia Gadelha. Ainda assim, sua atuação contra Esparza foi irrepreensível, dominando na luta em pé e mantendo a invencibilidade em nove lutas. Agora, ela tem de provar que não foi por acaso contra a experiente Jessica Penne.
Sobre o blog
Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com