Topo

'Fantasma' de Jones ressurge e esquenta 1ª defesa de cinturão de Cormier

Maurício Dehò

03/10/2015 06h02

Jon Jones passou uns meses quietinho, aguardando seu julgamento. Nesta semana, às vésperas do cinturão que foi seu ser colocado em jogo novamente, apareceu. E sua sombra vai se estender sobre o octógono do UFC 192, quando o atual campeão dos meio-pesados, Daniel Cormier, encarar o sueco Alexander Gustafsson, neste sábado, em Houston – a partir das 19h15, com canal Combate e acompanhamento do Placar UOL.

A pesagem: Gustafsson provoca campeão com beijinho; assista

O UFC já vinha sentindo falta de seu melhor lutador da atualidade, e o fato de Jones ter sido julgado nesta semana e sentenciado a 18 meses de liberdade condicional deram certo alívio à organização. Com esta pena, ele pode treinar, viajar e lutar. Assim, o combate entre as duas vítimas de "Bones" Jones tem tudo para definir o adversário da volta do ex-campeão.

Mesmo que o Ultimate ainda não tenha se pronunciado oficialmente sobre um retorno de Jones, olha só como ele está:

Apesar de ser um combate legal, Cormier x Gustafsson não vinha causando tanta comoção. Mas o peso desta levantada no nome de Jones esquentou o duelo, que tem a primeira defesa de cinturão por Cormier.

As perguntas são: quem terá a revanche com Jones e quando ela poderá ser marcada? O Ultimate precisa de estrelas para seus primeiros eventos de 2016, em particular o de gala que é montado no fim de semana do Super Bowl. E ter sua estrela de volta nesta data pode ser a solução perfeita.

O atual campeão derrotou Anthony Johnson em uma atuação arrebatadora. Apesar de quase ser nocauteado, dominou o rival na luta agarrada e o finalizou. Já Gustafsson tem de mostrar um grande poder de superação. Ele vem de derrota chocante para o mesmo Johnson, quando foi nocauteado em dois minutos, em frente à sua torcida. Em comum, eles têm lições a aprender de seus combates com Jon Jones.

Apesar de ter sido o cara que deu mais trabalho a Jones – a ponto de mandar o então campeão para o hospital com o rosto todo avariado -, Gustafsson tem no aspecto psicológico seu maior obstáculo e também terá de lidar com a mão pesada e o jogo de wrestling do ex-olímpico Cormier.

Na luta agarrada, o campeão tem feito seus rivais parecerem bonecas de pano, de Henderson a Johnson, passando pelo próprio Jones, que foi tirado do chão por ele. Resta ao sueco mostrar seu jogo fluído em pé, com um repertório rico de socos, chutes, joelhadas e cotoveladas. Mas a pegadinha é fazer isso sem ser pego e derrubado por Cormier.

Clique para acessar conteúdo externo

"Eu virei todas as pedras colocadas em minha frente nos treinos. Treinei com os melhores caras, com bons wrestlers, viajei, recebi convidados na academia… Fiz o melhor que podia", afirmou Gustafsson, prometendo: "Estou pronto. Ele vai enfrentar um cara com uma das melhores defesas de queda do UFC, não será fácil me derrubar. E em pé ele não tem a menor chance."

Cormier brincou: "Ele levou quem para treinar? Wrestlers suecos? Porque quando eu era atleta olímpico e tinha um sueco pela frente, eu já começava a pensar no rival seguinte. E também posso vencê-lo em pé. Assim que iniciarem a luta, eu vou pressioná-lo e acertá-lo direto na cabeça".

Sobre a sombra de Jones, o campeão sabe de sua existência, e tenta mantê-la distante. "Ele sempre paira por cima de nossa divisão, mas, em respeito a ele, é hora de deixá-lo se reconstruir. Talvez a pressão que ele sofreu causou esses incidentes. E, quando ele estiver livre para lutar, nós retomaremos essa pressão com tudo. Vamos ver o que acontecerá quando voltar a competir".

Além da luta principal, vale ficar de olho em duas lutas com potencial de erguer novos desafiantes a cinturão num futuro próximo: o ex-campeão dos meio-pesados Rashad Evans pega Ryan Bader e a campeã do TUF Julianna Peña enfrenta Jessica Eye, no peso galo feminino. A nota triste foi o cancelamento, um dia antes, do combate que seria o segundo mais importante da noite, entre Johny Hendricks e Tyron Woodley, por problemas no corte de peso do primeiro =(

Leia também:
Jones não luta, mas dá o caminho das pedras na luta pelo título do UFC 192
5 razões para a liberdade condicional ser uma vitória para Jones e o UFC
Campeã do TUF supera 'zicas' e aposta em passado quente para desafiar Ronda

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

'Fantasma' de Jones ressurge e esquenta 1ª defesa de cinturão de Cormier - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Mais Posts