Topo

As vantagens e desvantagens de Anderson retornar ao UFC em Londres

UOL Esporte

28/12/2015 11h56

Você estava esperando ver Anderson Silva voltar ao UFC com uma megaluta no Brasil? Talvez num estádio, ou no UFC Rio, marcado para março? Ou algo mais tradicional, em Las Vegas, mesmo? Pode ter se surpreendido, então, com o anúncio de que a volta do Spider será em Londres.

Lutar na casa do rival, o inglês Michael Bisping, parece surgir como um obstáculo grande para o ex-campeão neste retorno de suspensão por doping. Mas nem tudo surge como problema na decisão do UFC de levar o confronto à O2 Arena, famoso ginásio que pode receber cerca de 20 mil pessoas.

O primeiro "pró" da escolha do local é para o próprio UFC. Este será o maior evento da organização em Londres. E é algo muito necessário, já que o MMA nunca explodiu nas terras da Rainha. Conor McGregor já brilha na vizinha Irlanda, mas Bisping, sozinho, não conseguiu virar uma estrela absoluta entre os ingleses. Receber Anderson no seu quintal, e vindo de duas vitórias seguidas, faz do combate grandioso para Bisping, que já tem 36 anos.

E o principal aqui é que, para Anderson, é possível ver vantagem em estar longe de seus palcos tradicionais. Há um desvio de foco importante e uma pressão menor da torcida. É claro que ele vai ouvir muita provocação e brincadeiras dos ingleses, mas isso ficará na parte da rivalidade – no apoio dos torcedores a Bisping e não necessariamente num ataque à sua figura.

Caso lutasse nos Estados Unidos e, principalmente, no Brasil, Anderson não teria moleza. Você consegue imaginar, em um combate por aqui, o veterano evitando as questões e piadas sobre o doping? Quase impossível. Imprensa e torcida cairiam matando, e ele teria mais um fator extrarringue para lidar.

O fator "casa", sendo visitante desta vez, é a pequena desvantagem, mas não é algo necessariamente para Anderson se preocupar, até porque ele está acostumado a lutar em qualquer lugar.

Bom, Londres não era a opção na cabeça da maioria das pessoas – até porque este card inglês já tinha Michael Bisping contra Gegard Mousasi como luta principal anunciada -, mas será uma experiência interessante de se ver, em mais um capítulo da expansão (na marra) do UFC pela Europa.

Independentemente do local, o mais importante é que um duelo Anderson x Bisping era esperado há anos, e realmente deve ser empolgante no octógono, principalmente para responder se Anderson ainda tem fôlego para chegar ao cinturão ou se Bisping enfim pode vencer alguém de renome e deixar de ser um figurante no Ultimate.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

As vantagens e desvantagens de Anderson retornar ao UFC em Londres - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Mais Posts