Topo

UFC 198 é o "canto do cisne" da geração que alavancou o MMA brasileiro

Jorge Corrêa

09/05/2016 06h01

O MMA e o UFC já eram grandes nos Estados Unidos, mas ainda teimavam em entrar com força no Brasil, mesmo o país sendo o berço do antigo vale-tudo e já tendo alguns grandes campeões brasileiros. Foi um evento do Ultimate que fez esse jogo virar. Não há como negar que o primeiro UFC Rio, em 2011, foi o estopim para o evento e a modalidade chegarem ao mainstream do esporte nacional.

Agora, cinco anos depois, o UFC tem uma nova chance de fazer o evento card para recuperar algum fã que ficou pelo meio do caminho, criar uma nova base e recuperar o prestígio dos Anos de Ouro (de 2011 a 2013) do Brasil no Ultimate. O impressionante UFC 198, em Curitiba, pode ter esse poder e, mais que isso, será o "canto do cisne" da geração responsável por alavancar o MMA no Brasil.

Nunca um evento no Brasil teve tantas estrelas juntas em um mesmo card. No próximo sábado, subirão no octógono montado no estádio do Atlético-PR, diante de 50 mil pessoas, Fabrício Werdum (campeão dos pesados), Vitor Belfort (ex-campeão do UFC), Ronaldo Jacaré (ex-campeão do Strikeforce), Anderson Silva (maior campeão da história do UFC), Chris Cyborg (ex-campeã do Strikeforce e campeã do Invicta), Maurício Shogun (ex-campeão do UFC e do Pride).

Quando tivemos algo parecido? Naquele UFC Rio 1.

A diferença é que agora essa deve a última oportunidade de ver todos esses nomes reunidos com a chance de fazerem grandes apresentações. Todos os nomes que citei acima estão perto dos 40 anos (Anderson Silva já tem 41) ou estão já na descendente de suas carreiras.

O Ultimate conseguiu o momento perfeito de fazer o card perfeito com eles, incluindo uma prestigiada disputa de cinturão de pesos pesados. Se não fosse agora, não seria nunca mais. E se não fosse com todos eles juntos, dificilmente seria possível fazer um evento deste tamanho, para tanta gente em um estádio de futebol – sonho antigo do UFC no Brasil.

Durante a semana vamos falar um pouco mais sobre as perspectivas de todos esses astros e onde eles podem parar depois de Curitiba.

Ah, este evento também conta com alguns lutadores que podem ser a esperança do país no futuro do Ultimate, como Warlley Alves (principalmente ele), Thiago Marreta, John Lineker e Renato Moicano. Também vamos falar um pouco sobre eles.

Nota do blogueiro: o termo "canto do cisne" remete a uma antiga lenda de que o cisne branco é mudo durante toda a sua vida e consegue cantar – belamente – apenas uma vez, pouco antes de morrer. A lenda já foi superada, os cisnes brancos não são os melhores cantores do lago, mas dão suas palhinhas a vida inteira. Mas a expressão continua viva.

Card principal (23h)
Fabrício Werdum (c) x Stipe Miocic
Ronaldo Jacaré x Vitor Belfort
Anderson Silva x Uriah Hall
Cris Cyborg x Leslie Smith
Maurício Shogun x Corey Anderson

Card preliminar (19h15)
Demian Maia x Matt Brown
Warlley Alves x Bryan Barberena
Thiago Marreta x Nate Marquardt
John Lineker x Rob Font
Patrick Cummins x Rogério Minotouro
Francisco Massaranduba x Yancy Medeiros
Serginho Moraes x Luan Chagas
Renato Moicano x Zubaira Tukhugov

 

Receba notícias de MMA pelo Whatsapp

Quer receber notícias no seu celular sem pagar nada? 1) adicione este número à agenda do seu telefone: +55 11 94546-6166 (não esqueça do "+55″); 2) envie uma mensagem para este número por WhatsApp, escrevendo só: aldo10

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

UFC 198 é o "canto do cisne" da geração que alavancou o MMA brasileiro - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Mais Posts