Topo

Jacaré pode ter a chance de uma vida contra Rockhold, mas cheia de riscos

Jorge Corrêa

18/05/2016 06h01


Tenho muita certeza que muitos dos fãs que acompanham o UFC mais de perto não devem estar surpresos com a saída de Chris Weidman do UFC 199 por conta de uma lesão. O norte-americano tem muitas em seu currículo. Agora, Dana White e seus pares procuram um substituto para a primeira defesa de cinturão dos médios de Luke Rockhold.

Vários lutadores começaram a pedir nas redes sociais a vaga: Michael Bisping, Yoel Romero e Derek Brunson. Mas o nome mais apropriado para este momento é exatamente quem está quietinho, quem não falou nada. Ronaldo Jacaré.

O brasileiro vem uma vitória impressionante sobre Vitor Belfort no último sábado, quando fez questão de pedir uma chance de disputar o cinturão dos médios. Mais que isso, afirmou que "destruiria o Rockhold" em uma possível revanche – eles já se enfrentaram no Strikeforce e o norte-americano saiu vencedor.

O que Jacaré dificilmente poderia esperar é que essa chance viria tão rápido. (calma gente, ainda não se sabe se existiu um convite oficial, mas todas as informações levam a crer que os empresários do Ronaldo foram procurados pelo Ultimate.)

Essa seria a chance de uma vida inteira para o brasileiro, daquelas que podem bater a sua porta apenas uma vez. O UFC nunca gosta de recusas quando esse tipo de oferta é feita – lembrando que Lyoto Machida levou um baita chá de cadeira depois de recusar enfrentar Jon Jones e salvar o UFC151, que acabou cancelado.

O problema é que essa chance vem cheia de riscos.

1) Não é fisicamente simples pegar duas lutas em um curto espaço de tempo. Jacaré teria de aproveitar o camp que fez para a luta contra Belfort e apenas fazer ajustes nos próximos dias. A vantagem é que ele não se machucou e não precisaria fazer nenhuma recuperação…

2) …Isso se ele já não tivesse lutado machucado contra Belfort. O blog apurou que Ronaldo sofreu um problema no joelho nas semanas que antecederam ao combate. Ninguém sabe exatamente a extensão da lesão, tanto que ele fez a luta no último sábado, mas ele poderia já estar pensando em fazer tratamento no local.

3) Rockhold vem se preparando há meses para lutar no UFC 199 em 4 de junho. Seu camp e seu corpo estão no ritmo exato para essa luta. O mesmo não acontece com Jacaré.

4) Se o brasileiro for derrotado por Luke porque não estava no mesmo nível de preparação de seu adversário, ele deve demorar a ter um novo title shot – aos 36 anos, apostaria que nunca mais teria essa chance.

Jacaré é mesmo o candidato favorito, mas depende de uma liberação médica que acontecerá amanhã antes de ele poder responder se pode ou não aceitar a luta. A confirmação do novo rival de Rockhold deve sair no UFC Tonight desta quarta.

Apesar destes riscos, o pitaco do blogueiro dá conta de que Jacaré deveria aceitar. Pelo o que vem lutando nos últimos anos, ele tem recursos para vencer Rockhold, mesmo sem a preparação adequada ou com uma pequena lesão.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Jacaré pode ter a chance de uma vida contra Rockhold, mas cheia de riscos - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Mais Posts