Topo

Na Grade do MMA

Possível transição de governo distancia evento do UFC em janeiro da cidade de São Paulo

Jorge Corrêa

26/10/2012 06h01

Na última quinta-feira, o site norte-americano MMA Junkie, um dos mais renomados veículos sobre o esporte, noticiou que o UFC vai voltar ao Brasil em 19 de janeiro, o que realmente deve acontecer. Esses caras dificilmente dão bola fora. No entanto, a cidade que receberá o show ainda não está definida. Então o blog foi tentar descobrir onde o evento acontecerá. São Paulo era um destino certo, mas a situação política da cidade pode complicar as coisas.

>> Blog no Facebook: FB.com/NaGradedoMMA
>> Todas as notícias sobre lutas no UOL Esporte

>> Siga o blog no Twitter: @NaGradedoMMA

O caminho era mais ou menos óbvio. Duas semanas atrás, Marshall Zelaznik, diretor de desenvolvimento internacional do evento, disse para mim – durante os eventos do UFC Rio 3 – que o UFC pretendia mesmo voltar ao Brasil em janeiro. Além disso, o local que eles tinham mais interesse em realizar um show era São Paulo, pela importância econômica da cidade, mas os políticos locais teriam de se mexer para ajudar nesse processo.

Pois bem. Fui contatar então as autoridades responsáveis em São Paulo. Não é um processo fácil. Atendentes que não sabem para onde repassar telefonemas, assessorias que anotam recados e não retornam os contatos. Até aí, tudo bem. Trabalhar com autoridades não é fácil, eles realmente têm uma série de compromissos e reuniões, mas após um dia inteiro de telefonemas, foi possível montar um quebra-cabeça que não é dos mais animadores para os fãs de MMA de São Paulo.

A única autoridade que deu algum retorno – via assessoria de imprensa, não diretamente – foi o secretário adjunto da cidade de São Paulo, Thiago Lobo (sabe-se lá por que o secretário Antonio Moreno Neto não estava respondendo por suas funções). Segundo o comunicado, a posição continua a mesma de dois meses atrás: na época foi feita uma reunião e o UFC se interessou em fazer dois eventos no ginásio do Ibirapuera em 2013. Nada mais depois disso.

Mas o que o blogueiro identificou em conversas com outros funcionários da secretaria e da prefeitura é que a vontade da cidade já não é mais a mesma. O motivo é muito simples: muitos já dão como favas contadas a mudança de comando nos cargos de confiança e comissionados com a saída da gestão Kassab e a possível entrada de Fernando Haddad na prefeitura.

Não há maldade política pela possível troca de partido à frente da cidade, isso não passa por ideologia. É mais simples a explicação: por que vou me matar por um evento do qual não vou colher os frutos? É isso. A frase de uma atendente foi sintomática: "Quando é o evento? Janeiro? Já está marcado e fechado? Não? Xi, então não sei não. Sabe como é…"

Não estou dizendo que já não há mais chances de o UFC 156 ser em São Paulo, mas a iniciativa não partirá mais da autoridades municipais, antes muito focadas nisso. A esperança agora fica do lado do próprio UFC e das autoridades estaduais, que comandam o ginásio do Ibirapuera.

Só que você, fã paulista de MMA, não se assuste se nas próximas semanas esse evento for anunciado para Porto Alegre, Fortaleza ou até mesmo Rio de Janeiro, afinal, eles já devem conseguir montar um UFC na bela e organizada HSBC Arena de olhos fechados.

PS: Esperei até o momento do fechamento desse texto (por volta das 22h30 de quinta-feira) o retorno da secretaria estadual de esporte de São Paulo, por telefone, e de Ismael Santos, responsável por agendar eventos no ginásio por Ibirapuera, por e-mail (única forma de contatá-lo, segundo sua secretária). Em caso de novidades, posto durante o dia por aqui.

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA