Topo

Na Grade do MMA

Barão tem último passo para poder se tornar campeão "oficial" do UFC

Jorge Corrêa

21/09/2013 06h01

Direto de Toronto*

Nunca um dono do cinturão do UFC ficou tanto tempo longe do octógono e o interino não foi declarado campeão linear ou fez uma luta pela unificação do título. Mas Renan Barão terá neste sábado seu último passo antes de poder se tornar o campeão "oficial" dos pesos galo do Ultimate.


Na penúltima luta do UFC 165 em Toronto, no Canadá, o potiguar fará sua segunda defesa do cinturão interino da categoria, depois de tê-lo conquistado ao vencer Urijah Faber, em julho do ano passado, seguido de sua vitória sobre Michael MacDonald, em Londres, em fevereiro deste ano.

"Não tem porque eu ficar pensando nisso. Para mim, eu sou o campeão. Falar que é interino ou não já não faz diferença nenhuma para mim. Eu me sinto o campeão e vencer o Eddie Wineland só vai mostrar ainda mais isso", disse Barão.

A questão é que agora o campeão de fato não tem mais para onde ir. Quase dois anos sem lutar e há mais de um ano se recuperando de duas cirurgias no joelho, Dominick Cruz finalmente ouviu de Dana White uma data para ter condições de voltar a lutar: começo de 2014.

O presidente do UFC disse que no início do próximo ano irá perguntar para seu campeão se ele já está pronto para voltar. Se a resposta for não, ele irá destitui-lo de seu título e dará o cinturão linear para Renan Barão. E se Cruz já estiver recuperado, deve enfrentar o brasileiro em até, no máximo, fevereiro de 2014.

"Não tenho mais muito o que falar. Quero apenas focar no Eddie Wineland e deixo isso não mão do Dana White e do Dedé, que vão sentar e conversar. Seria um sonho enfrentar o Dominick Cruz no Brasil, mas acho muito difícil acontecer, mas iria adorar lutar em casa, do lado do meu time e dos meus amigos, sentir a energia positiva dos brasileiros."

Escolha quem são os principais campeões da história do UFC


Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA