Topo

Na Grade do MMA

Rafael pula de 5º para 3º em ranking dos leves. Mas o cinturão está longe

Jorge Corrêa

25/08/2014 18h12

A grande atuação de Rafael dos Anjos no último sábado não passaria incólume. O primeiro reflexo direto dela foi o ranking dos pesos leves do UFC. Com seu nocaute ainda no primeiro round sobre o ex-campeão Benson Henderson, o brasileiro pulou do quinto para o terceiro lugar na categoria. Já o norte-americano despencou do primeiro para o quarto lugar.

Mas por mais esperançosa que seja essa ótima posição do brasileiro entre os leves, uma disputa de cinturão ainda está longe para ele. A derrota para o russo Khabib Nurmagomedov em abril atrasou seus planos e ele terá de fazer pelo menos mais duas lutas até disputar o título.

O motivo é simples: tem pelo menos dois rivais na sua frente na fila, além de o título estar parado. O campeão Anthony Pettis colocará o cinturão em jogo apenas em dezembro, contra Gilbert Melendez. Depois, o próprio Nurmagomedov – que tem 22 lutas na carreira e está invicto, sendo seis combates no UFC – deve ter prioridade.

Além disso, Rafael tem um novo empecilho chamado Eddie Alvarez. O ex-campeão dos leves do Bellator chegou ao UFC com moral e uma vitória sobre Donald Cerone, no UFC 178, em sua estreia na franquia, pode deixá-lo muito bem nessa fila. O título no evento rival dá muito peso nessa disputa.

O melhor que Dos Anjos pode fazer agora é realmente tirar as férias que ele pediu depois de três lutas em quatro meses – algo quase desumano dentro dos padrões do Ultimate. Com tranquilidade, ele pode enfrentar mais dois top 10 da categoria e pensar nesse title shot no segundo semestre de 2015.

Thales Leites também se deu bem nessa nova edição do ranking oficial do UFC. O peso médio nocauteou Francis Carmont e, com isso, trocou de lugar com seu adversário entre os pesos médios. Agora, o brasileiro é o 12º colocado e o francês caiu para a 15ª colocação – com três derrotas seguidas, poderia até sido limado de lá.

678

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA