Topo

Na Grade do MMA

TUF começa sob a sombra do doping de Anderson e necessidade de afirmação

Jorge Corrêa

05/04/2015 06h01

O grande desafio de qualquer reality show longevo é se renovar, mas sem perder a essência, motivar o interesse do público, por mais que a fórmula já esteja desgastada. A versão brasileira de The Ultimate Fighter envelheceu rápido demais por vir tantos anos depois do original norte-americano. Mas a quarta edição do TUF Brasil tem elementos o suficiente para trazer de volta toda a atenção ao programa – para o bem e para o mal.

Era para ser uma simples mudança no esquema dos lutadores, que não se enfrentariam na final. O UFC escolheu a dedo Anderson Silva e Maurício Shogun a dedo para retomar o caminho da seriedade, mas a revelação do doping do ex-campeão dos médios já com o reality sendo gravado veio como uma bomba. Demorou mais de uma semana até a Comissão Atlética de Nevada pedir sua saída do programa, dando lugar a Rodrigo Minotauro.

A TV Globo está explorando o caso de doping de Anderson como uma das principais atrações do TUF Brasil 4. Nas chamadas antes da estreia neste domingo, depois do BBB, Minotauro não é nem mesmo citado. É como se ninguém soubesse que Silva foi retirado do show.

Anderson Silva pouco falou sobre o flagrante em três exames antidoping, antes e depois de sua vitória sobre Nick Diaz em 31 de janeiro, mas ninguém sabe qual foi sua reação, o que aconteceu, ao receber a notícia – o que aconteceu durante as gravações. Estão prometidas cenas de muita emoção com o lutador, principalmente no momento em que ele contará o que aconteceu para seu time que ele terá de sair do comando e o motivo para isso.

Mas outra grande questão em cima desta quarta edição é a maneira com que os atletas e suas histórias serão apresentadas. Isso porque cada uma das últimas temporadas teve sua própria característica. O primeiro TUF Brasil teve um tom escolar, professoral. O segundo ficou marcado pelo baixíssimo nível dos atletas e as zoeiras entre os times. Já no ano passado, as brigas e confusões entre os técnicos Wanderlei Silva e Chael Sonnen roubaram as atenções.

Mas, afinal, o a grande intenção do programa não é revelar o futuro do UFC?

Para deixar o programa mais focado nas lutas e mais próximo da versão norte-americana, uma grande inovação. Ele foi todo gravado em Las Vegas, com a academia original, mas com uma mansão montada apenas para os brasileiros.

Agora é saber que essa mistura de seriedade com um escândalo de doping trará a afirmação que o TUF precisa para sobreviver no Brasil por mais alguns anos.

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA