Topo

Na Grade do MMA

Saudades do Shogun do Pride? Há 10 anos ele arrasou Rampage e iniciou lenda

Maurício Dehò

23/04/2015 06h00

Maurício Shogun já viveu dias melhores. Muito melhores. Se hoje ele sofre no UFC e vem de duas derrotas seguidas por nocaute, há dez anos um fenômeno surgia no Pride, em uma ascensão vitoriosa que o fez ser apenas o segundo lutador a conquistar títulos nas duas organizações mais famosas do MMA. Na época com 23 anos, o curitibano da Chute Boxe iniciou uma jornada de sucesso com sua primeira grande vitória, arrasadora.

O contexto do combate é interessante. Shogun já vinha mostrando seu valor no Pride, com três vitórias seguidas por nocaute no primeiro round. Já o norte-americano pintou como um dos grandes nomes da organização, vencendo rivais renomados, mas sendo surrado por Wanderlei Silva duas vezes. Em fevereiro de 2005, ele bateu Murilo Ninja, o irmão de Shogun, por pontos. Então, o Pride ofereceu a vingança ao caçula da dupla.

Um vídeo dos bastidores que circula pela internet há muito tempo, mostra o antes e depois da luta, nos corredores e vestiários da Osaka Dome, arena na cidade japonesa de Osaka que recebeu 45 mil pessoas no card liderado por Wanderlei Silva x Hidehiko Yoshida – Wand venceu por pontos.

E o mais curioso das imagens é ver a tranquilidade de Shogun no vestiário, com direito a um combinado de sushis oferecido pela organização para se alimentar antes do combate e um aquecimento ao lado de Wanderlei, que lhe explica as joelhadas no clinch do muay thai com que já tinha vencido Rampage.

O card estrelado do Pride Total Elimination 2005 ainda teve Kazushi Sakuraba nocauteando Dong Sik Yoon em 38s, Minotouro finalizando Dan Henderson, Alistair Overeem finalizando Vitor Belfort e Ricardo Arona batendo Dean Lister por pontos. Nada mal, não?

O card estrelado do Pride Total Elimination 2005, em 23 de abril, ainda teve Kazushi Sakuraba nocauteando Dong Sik Yoon em 38s, Minotouro finalizando Dan Henderson, Alistair Overeem finalizando Vitor Belfort e Ricardo Arona batendo Dean Lister por pontos. Nada mal, não?

No ringue, não houve chances para o norte-americano. Shogun desde o início foi implacável. Começou a luta com uma joelhada e uma boa defesa de queda, e a partir daí deu início à surra. Socos, chutes e muitas joelhadas no corpo. Foi com estas joelhadas que Rampage se deu mal. O brasileiro fraturou uma costela do rival, que ficou entregue. Após quatro minutos, o futuro campeão começou seu nocaute com um upper de direita e o concluiu com joelhadas na cabeça e um tiro de meta. O resultado arrasador foi considerado chocante.

As imagens pós-luta no caminho para o vestiário também são interessantes. A Rampage, restou procurar uma justificativa e lamentar a costela fraturada. "A primeira joelhada que ele deu, quebrou minha costela. Isso dói, cara…".

Shogun comemorou muito com sua equipe: "Nossa, que tesão! Quantos minutos de luta foi?", perguntou, elétrico. E ligou para a mãe: "Foi a melhor luta da noite, mãe!".

Para completar, ainda tinha de passar pelo antidoping. Um integrante da equipe sugeriu que fosse no meio de um corredor: "Mijar, mijar, precisa mijar, Mauricião. Mija aqui mesmo". Shogun tomou a decisão sensata de não fazer xixi na frente das câmeras…

A luta com Rampage foi sua primeira do GP dos médios de 2005. Depois dela, Shogun venceu Rogério Minotouro por pontos, Alistair Overeem por nocaute e conquistou o título ao bater Ricardo Arona, por nocaute, para faturar o título.

O curitibano ainda teve um ano e meio de bons resultados no Pride – mais quatro vitórias e só uma derrota, antes de ir para o UFC no fim de 2007. Na companhia norte-americana, conquistou o cinturão em 2010, em sua segunda luta contra Lyoto Machida, e, depois disso, caiu de produção, alternando vitórias animadoras e reveses extremamente frustrantes, como na finalização que tomou de Chael Sonnen ou os recentes nocautes que levou de Dan Henderson e Ovince St-Preux.

Agora, Shogun é técnico do TUF Brasil 4 e aguarda por um combate que remete ao Pride. Ele vai encarar Minotouro, cedendo uma revanche para o baiano.

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA