Topo

Na Grade do MMA

Colega campeão e internato na altitude dão confiança a Werdum contra Cain

Maurício Dehò

11/06/2015 06h00

Fabrício Werdum demorou para colocar sua carreira como lutador de MMA nos eixos. De um supertalento do jiu-jítsu, ele viveu altos e baixos no Pride e no UFC, e foi só em sua segunda passagem pelo Ultimate que o gaúcho mostrou uma evolução surpreendente, a ponto de chegar ao título interino dos pesados. Neste sábado, contra Cain Velásquez, a confiança está lá em cima, afinal, Werdum se vê no auge mesmo já tendo 37 anos. E alguns fatores contribuíram para isso durante sua preparação.

Sabe tudo de Fabrício Werdum?
Werdum virou lutador após mico com namorada; conheça o novo campeão do UFC

O primeiro deles é a aposta em passar mais de um mês na altitude do México antes do UFC 188, algo que ele acha inclusive que foi determinante para Velásquez "fugir" da primeira luta marcada entre eles. O outro é a companhia de Rafael dos Anjos, um lutador com uma trajetória parecida com a do gaúcho e que hoje é o campeão dos leves do Ultimate.

"Vir antes para o México é bem importante por conta da altitude, o México é conhecido por ser bem alto. Estou há três semanas e meia aqui, fechando 35 dias que estou concentrado, em um lugar bem alto. A casa em que fico é a 3.300 m de altitude – e [a Cidade do México] onde vou lutar é 2.200 m. Aqui tem tudo: tem comida, lugar para treinar, tudo aqui dentro, não precisamos sair do nosso campo, então está bem legal", afirmou Werdum, ao blog.

A rotina foi sempre a mesma. De manhã cedo, Werdum fazia a preparação física, aproveitando inclusive a bela paisagem, em meio à natureza, para ficar pronto para lutar cinco rounds. De tarde, partia para treinos técnicos, a parte de estratégia e os treinamentos específicos para simular o que ele deve encontrar em Velásquez.

O campeão linear, por outro lado, chegou apenas na última semana ao México. "Eu acho que é pouco. Acho que ele estava fazendo algo de tratamento hiperbárico, de dormir simulando altitude. Mas não é a mesma coisa. Ficar 24h na altitude, onde vai lutar, é diferente. Vamos ver como ele vai se comportar, como o corpo dele vai reagir à altitude. Faz quase dois anos que ele não luta, mas o Cain Velásquez não é um cara que dá para subestimar, é um cara que tem muita experiência", elogiou o brasileiro.

Estar cercado não só do "operário" Dos Anjos, mas de gente como Maurício Shogun e Cris Cyborg, além, é claro, do técnico Rafael Cordeiro, um dos principais responsáveis pelas conquistas dos brasileiros, foi um dos motivadores de Werdum.

"O Rafael dos Anjos motiva todo mundo na academia. É o cara que chega primeiro, está sempre fazendo a lição de casa. Prepara o material dele, sempre está na dieta, toma suas proteínas na hora certa. Ele é muito dedicado e eu me inspiro muito nele por ver isso. Ao mesmo tempo, ele também [se inspira], já que ganhei o cinturão interino antes. Então a gente vêm junto nessa, ele é um cara muito gente boa, grande amigo, humilde e mereceu ganhar do Pettis daquele jeito, por tudo o que treinou, mostrando que é o melhor do mundo", afirmou Werdum.

Serviço – O UFC 188, com o duelo entre o campeão linear dos pesos pesados Cain Velásquez e o campeão interino Fabrício Werdum acontece neste sábado (13), na Cidade do México. O card preliminar está marcado para as 19h30. O card principal tem início às 23h. O Placar UOL acompanha a todas as lutas, e o canal pago Combate transmite a noitada ao vivo.

Card principal:
Pesado (cinturão): Cain Velásquez x Fabrício Werdum
Leve: Gilbert Melendez xEddie Alvarez
Médio: Kevin Gastelum x Nate Marquardt
Pena: Yair Rodríguez x Charle Rosa
Palha feminino: Tecia Torres x Angela Hill

Card preliminar:
Mosca: Chico Camus x Henry Cejudo
Leve: Efrain Escudero x Drew Dober
Galo: Alejandro Perez x Patrick Williams
Leve: Francisco Trevino x Johnny Case
Meio-médio: Augusto Montaño x Cathal Pendred
Pena: Gabriel Benitez x Clay Collard
Meio-médio: Albert Tumenov x Andrew Todhunter

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA