Topo

Na Grade do MMA

Renan Barão: embalado pelas provocações e pronto para retomar o cinturão

Jorge Corrêa

22/07/2015 06h01

Com apenas 28 anos, Renan Barão tinha tudo para ser o maior campeão que o Brasil já teve no UFC. Como campeão dos galos, vinha enfileirando rivais em disputas de cinturão com uma facilidade assombrosa. Isso até encontrar TJ Dillashaw pelo caminho. Com uma sonora surra, o norte-americano tomou o título do brasileiro em maio do ano passado, em uma das maiores surpresas dos últimos tempos no Ultimate.

Agora, mais de um ano depois, ele tem uma nova chance contra seu algoz – isso sem contar a revanche que acabou cancelada um dia antes por conta de o potiguar ter passado mal durante o corte de peso. Na luta principal do UFC em Chicago, neste sábado, Barão garante estar pronto para retomar o cinturão.

Neste papo, Renan falou sobre os motivos da primeira derrota para Dillashaw, como foi sua preparação para esse segundo combate e como as provocações de seu rival estão o ajudaram durante a preparação.

Recuperação – mental e física – depois da primeira derrota para TJ. Minha recuperação foi total. Estou cada vez mais focado nos treinamentos, sei bem melhor os caminhos para essa luta. Dessa vez procurei ficar mais leve, mais rápido e vou saber jogar conforme a luta se apresentar. Meu camp foi excelente.

O UFC te pressionou para voltar rápido quando passou mal e ficou fora da segunda luta? Não tem questão de ser pressionado ou não para lutar, eu sou lutador, sou atleta, luto com maior prazer. Meu objetivo é retomar o cinturão. Fiz uma luta, perdi, fui convocado e fui de novo. Esse é meu grande objetivo.

O que aconteceu para ter levado a surra da primeira luta? Na primeira luta eu estava bem, mas o que aconteceu foi que levei uma pancada muito forte e depois disso fiquei lutando no automático, só com o coração. Depois daquilo, tenho certeza que não era que estava ali. Tudo mudou depois daquele golpe, que entrou bem. Mas vou continuar o mesmo jeito, indo para frente para nocautear.

Como enfrenta as provocações do TJ e de sua equipe? Quem tem boca fala o que quer e esse parece ser o trabalho deles. Eu prefiro ficar mais concentrado no meu treinamento e no meu objetivo. Vou falar lá dentro do octógono, lutando. Mas isso não me incomoda não. Só me dá mais motivação para treinar e mostrar o que eu posso fazer.

Agora deu tempo de se recuperar desde a última luta? Eu nunca parei de treinar desde a primeira luta. Parei um uma semana e fiquei revendo o que aconteceu lá, para aprimorar e morar o que realmente aprendi nesse tempo. Não quero ficar falando e nem desmerecer ninguém.

Foi bom ter lutado mais uma vez antes de disputar o cinturão novamente? Foi importante ter feito uma luta antes de voltar a disputar o cinturão, voltar a ter ritmo, sentir a adrenalina diferente de lutar em casa e por três rounds. Fiquei feliz por ter sido chamado para disputar o cinturão em seguida de novo.

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA