Topo

Na Grade do MMA

A campeã tem medo. Ronda revela seus maiores temores como lutadora

Maurício Dehò

01/08/2015 15h00

Ronda lidera card estelar em volta do UFC em grande estilo ao Rio

Ela foi eleita a atleta mais dominante do mundo, ganhou o prêmio de lutadora do ano, está invicta e neste sábado vai fazer sua sexta defesa de cinturão do UFC, fora de casa, ao encarar Bethe Correia no Rio de Janeiro. Mas, não pense que Ronda Rousey está a salvo do medo. Quando ela tem de encarar sua realidade, como lutadora, ele aparece, em diferentes formas.

Falamos sobre como Ronda desce do pedestal e mostra seu lado mais humano no livro recém-lançado que aborda sua vida. E, além disso, uma entrevista recente à Sports Illustrated trouxe esse tema de volta.

A pergunta da revista é brincalhona. Em meio a um ensaio sensual, é questionada se tem mais medo de tirar as roupas para a câmera ou se meter na frente de outra mulher para trocar socos. A resposta é séria:

"Eu fico nervosa quando me sinto amedrontada. Tipo na hora de lutar. Eu tenho medo de lutar. Eu posso morrer, posso ficar machucada permanentemente ou tetraplégica pelo resto da minha vida. Isso é sério. A pior coisa que pode me acontecer aqui? Eu ficar feia em um biquíni. Lutar põe todo o resto em perspectiva", explicou ela.

Apesar de ser extremamente confiante e de se conseguir chegar à luta atenta e pronta para estar em sua melhor forma logo que é liberada pelo árbitro, Ronda revela que esse medo da morte também faz parte de como ela encara as derrotas que teve – no MMA ela está invicta, mas perdeu muitas vezes no judô.

Em passagem do livro "Minha Luta/Sua Luta", ela diz:

"Eu não me apoio nas vitórias antigas. Sempre preciso de uma nova, e é por isso que cada luta significa tudo para mim. Eu esqueço as vitórias o tempo todo. (…) Mas as derrotas ficam comigo para sempre. A cada derrota, parece que um pedaço da minha alma morreu. Nunca sou a mesma depois de uma derrota. Para mim, perder só não é pior do que um ente querido morrer. Quando eu perco, eu lamento a morte de uma parte de mim. A única coisa pior do que isso é o luto pela morte de outra pessoa".

Sábado, diante de Bethe Correia, é contra estes fantasmas que Ronda Rousey luta, para, só depois de ter seu braço estendido, poder relaxar, curtir a glória da vitória e tirar as férias no Brasil com que já vem sonhando há tempos. É como ela mesmo diz em uma frase de sua autoria e que está rodando o mundo em uma propaganda de cerveja: "Você tem que ter medo para ter coragem".

Leia também:
Ronda Rousey ganha as telas de novo… agora em paródia pornô
Ronda desconstrói vilã do octógono e revela perrengues reais em livro
Shogun x Minotouro: revanche por fim de ciclo após dez anos de luta épica
De calcinha rosa de Ronda a fantasias. Veja o que uniformes do UFC impedem

Serviço – O UFC 190, na HSBC Arena, Rio, conta com a disputa de cinturão peso galo do UFC entre a campeã Ronda Rousey e a desafiante, também invicta, Bethe Correia, além de ter o duelo de técnicos do TUF Minotouro x Maurício Shogun, numa revanche do Pride, as duas finais do reality show e astros como Demian Maia, Minotauro e Pezão. A noitada começa às 20h, com o card preliminar. O principal tem início às 23h, com sete lutas. A Rede Globo anuncia o evento ao vivo a partir das 0h10, com quatro combates na íntegra. O Placar UOL acompanha todos os detalhes do evento.

Card principal:
Galos Feminino (cinturão): Ronda Rousey x Bethe Correia
Meio-pesados (técnicos do TUF): Minotouro x Maurício Shogun
Leves (final do TUF): Glaico França x Fernando Bruno
Galos (final do TUF): Reginaldo Vieira x Dileno Lopes
Pesados: Stefan Struve x Minotauro
Pesados: Pezão x Soa Palelei
Palhas feminino: Claudia Gadelha x Jessica Aguilar

Card preliminar:
Meio-médios: Demian Maia x Neil Magny
Meio-pesados: Rafael Feijão Cavalcante x Patrick Cummins
Médios: Warlley Alves x Nordine Taleb
Galos: Iuri Marajó x Leandro Issa
Médios: Vitor Miranda x Clint Hester
Galos: Hugo Wolverine x Guido Cannetti

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA