Topo

Na Grade do MMA

Não é só Belfort. Veja as lutas que prometem roubar a cena no UFC SP

UOL Esporte

06/11/2015 11h25

Na nova linha de trabalho do UFC no Brasil, estão extintos cards fracos, sem estrelas de porte e com pouco em jogo. O UFC 190, no Rio, já provou isso, e o evento deste sábado, em São Paulo, vai na mesma linha. Ainda que não tenha uma disputa de cinturão, por ser um Fight Night, Vitor Belfort faz seu primeiro combate desde a derrota para Chris Weidman e vem acompanhado de outros destaques de peso.

O combate de Belfort e Henderson fecha um histórico empatado entre eles. Cada um venceu uma vez – Hendo no Pride, em 2006, e Vitor no UFC, em 2013 – e agora eles encerram a rivalidade e definem os rumos que terão, até porque o brasileiro está com 38 anos e o norta-americano, com 45.

Mas, vamos à lista dos outros destaques:

1. Glover x Cummins: cinturão pertinho
A segunda luta mais importante da noite é no meio-pesado, e traz o brasileiro Glover Teixeira tentando embalar após suas derrotas para Jon Jones, pelo cinturão, e Phil Davis. Ele bateu Ovince St. Preux em agosto e sabe que uma vitória pode leva-lo de volta a um title shot – especialmente se Cormier seguir como campeão quando enfrentar Jon Jones, em data ainda indefinida. Cummins também pode mudar de status. Nono do ranking, bater Glover o coloca entre os grandes.

2. Thominhas: para o alto e avante
O paulistano de 24 anos está com tudo. Vindo de uma vitória por nocaute, com uma linda joelhada voadora sobre Brad Pickett. Oitavo no ranking, ele pega um lutador um tanto zé-mané mediano, Anthony Birchak, mas, numa categoria galo carente de estrelas e zicada por lesões, qualquer boa vitória pode virar uma chance pelo cinturão.

3. Em construção: Durinho e Cowboy
Esses dois lutaram um contra o outro. Durinho tomou um sacode, mas finalizou Cowboy. Agora, o ás do jiu-jítsu pega o perigoso russo Rashid Magomedov para tentar manter sua invencibilidade e, talvez, entrar no ranking dos leves. Cowboy luta pela primeira vez com uma preparação completa, sem ser chamado às pressas e pode embalar com sua terceira vitória seguida, se passar por Piotr Hallmann – polonês que vem de duas derrotas e está arriscado de demissão

4. Maldonado = sangue
Vivendo uma fase perde e ganha, Maldonado foi derrotado por Rampage em abril e tenta se recuperar contra Corey Anderson – lutador que substituiu o lesionado Tom Lawlor. Maldonado é daquele jeitão, só luta se for com emoção, mas Corey já foi nocauteado no UFC, então pode ser que o paulista tenha maiores chances de se impor com mais facilidade desta vez.

5. Tibau: pra colar no recorde
Gleison Tibau já terceiro cara com mais lutas do UFC. Agora, fica cada vez mais perto do recorde absoluto. Ele fará sua 26ª luta na organização contra Abel Trujillo. Empatará com Frank Mir e ficará a uma de Tito Ortiz. Mas, não basta lutar, não é? Tibau foi finalizado por Tony Ferguson em fevereiro e deu fim a uma série de três vitórias. Agora, vai penar para voltar a um momento tão bom. Trujillo vem de revés para o mesmo Ferguson.

6. Lutão nos penas: Guida x Tavares
Clay Guida é um dos caras mais experientes do UFC. Às vezes, dá show, em outras, amarra demais. Mas, geralmente, é empolgante esperar por uma luta do cabeludo. Vindo de vitória, ele tem contra o brasileiro Thiago Taveres a chance de seguir subindo no ranking – é 11º. Mas, em sua frente há um rival com um jiu-jítsu muito forte. Tavares vem de derrota por nocaute, em junho, e deve apostar no seu chão para voltar a mostrar serviço.

7. Kevin Souza, o mini-Anderson
Apesar de pesar bem menos que o famoso meio-pesado, o peso pena Kevin Souza se mexe como Anderson e tem um cartel digno do apelido. São 16 vitórias e três derrotas na carreira, sendo que não perde desde 2011. No UFC, venceu seus três combates, sendo os dois últimos por nocaute. Emendar mais um triunfo pode fazer ele virar realidade no evento. O rival da vez é Chas Skelly, que venceu suas últimas três lutas. Vale MUITO acompanhar!

O UFC em São Paulo acontece no ginásio do Ibirapuera, neste sábado, com card preliminar às 21h30 e o principal à 1h da madrugada de domingo. A Rede Globo transmite o card principal, e o Placar UOL acompanha todos os lances.

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA