Topo

Na Grade do MMA

Ronda tem noite de Anderson, e Holm capitaliza com frieza e tática perfeita

Jorge Corrêa e Maurício Dehò

16/11/2015 06h39

Dana White, defensor máximo de Ronda Rousey, bem disse: "todos os grandes uma hora caem". Ronda caiu. De cabeça. Derrubada por um chute que a acertou instantes depois de ela rodar estabanada pelo octógono, totalmente perdida pelas investidas certeiras de Holly Holm. Guardadas as proporções, o que aconteceu em Melbourne, à frente de 56 mil pessoas na Austrália, foi semelhante à derrota de Anderson Silva para Chris Weidman. Um ídolo do esporte, dominante, que pavimentou o caminho de uma série de atletas, deixou o trono quando ninguém achava que era sua hora de perder a coroa.

Leia também:
Holm já chocou o mundo antes. E chute contra Ronda nem foi o mais bonito
Holm, técnicos e os números explicam a derrota de Ronda no UFC 193
Ronda previu exatamente como seria sua derrota. Vídeo já virou meme

Mas, no fim das contas, Ronda Rousey perdeu ou Holly Holm ganhou? Essa parece ser a questão mais interessante do momento. A resposta parece se inclinar para a segunda opção.

Quando um lutador genial é tão visado quanto Anderson era, e como Ronda chegou ao UFC 193, os rivais os dissecam em detalhes. E assim como Weidman fez, Holly Holm – e sua incrível equipe de técnicos, os mesmos de Jon Jones – teve como grande triunfo conseguir não apenas ler perfeitamente o jogo de Ronda, como criar o antídoto perfeito.

Anderson encontrou um rival com uma técnica invejável, mas que teve como principal arma não deixar o brasileiro entrar em sua cabeça com seus famosos jogos psicológicos no octógono. Já Holly manteve-se impassível diante das provocações de Ronda, mas brilhou mesmo dando muita porrada em sua adversária, algo que nunca tinha acontecido com a ex-campeã.

É claro que comparar Anderson e Ronda é falar de épocas diferentes e trajetórias diferentes. Mas, neste cenário, a diferença de Ronda está na experiência, ou na falta dela. Dominante, ela não teve antes de Holm rivais que a colocassem atrás no placar, como Sonnen fez com Anderson. E, quando foi apertada, não soube responder. Fraquejou diante de sua primeira situação adversa no MMA.

Claro que ainda precisamos ouvir explicações mais detalhadas de Rousey, descobrir se ela estava abalada por algum motivo, se não fez um bom camp de treinamento, se as brigas entre sua mãe e seu técnico mexeram com ela – a mãe, por sinal, não apareceu na Austrália -, se seu polêmico namoro com o peso pesados Travis Browne tomou seu tempo de preparação, se estava machucada e ninguém sabia…

Mas a grande questão é que Holly foi fria para capitalizar cada erro que Ronda cometia, cada ataque desastrado, cada aproximação no tempo errado. Os golpes da nova campeã entravam limpos no rosto da adversária. Holm circulava, se esquivava, corria, fugia mesmo. Mas respondia com socos que foram minando "Rowdy". Sua oponente simplesmente não a encontrava. Frustrada, Ronda espanou como nunca tinha sido visto no MMA. Ela reencontrou seus maiores pesadelos na época de derrotas acachapantes em importantes torneios no judô.

Em sua defesa, podemos dizer que Ronda nunca deixou de ir pra frente, de buscar Holm, de querer a vitória. Mas, sem energia, com o rosto sangrando e o "tanque" de energia vazio, não quis ou não soube mudar a estratégia. Não investiu nas quedas e não tentou repetir o seu golpe número 1, a chave de braço, que falhou no primeiro round.

Holm precisou de mais tempo que Ronda gastou em suas últimas quatro vitórias, mas destronou a atleta mais dominante do mundo – nas palavras da Sports Illustrated. Ronda já garantiu a volta. E Anderson Silva, ele mesmo, deu um caminho para a amiga.

"A nossa maior glória não reside no fato de nunca cairmos, mas sim em levantarmo-nos sempre depois de cada queda. Com determinação você vai superar tudo que está acontecendo com você. Neste momento sei bem como é. Então, não esqueça, cair serve pra levantarmos mais fortes e mais sábios. Abrace esta experiência com inteligência e não se cobre. Você teve uma das maiores lições dentro do esporte. Com classe você vai transformar este episódio em algo melhor pra sua vida pessoal e profissional, porque o mundo pertence a quem se atreve a fazer o que você fez por muito tempo, vencer e vencer bonito. Levante a cabeça menina, você é uma grande campeã da vida e uma inspiração pra muitos no mundo todo".

Se Ronda vai conseguir superar os momentos depressivos que se seguem após uma derrota dessas, ainda mais sabendo que Ronda é uma lutadora que diz preferir morrer a perder, só o tempo irá dirá. Mas Holly Holm estará pronta para tentar botar tudo abaixo de novo. A nova campeã já aprendeu o caminho para repetir a surra deste fim de semana.

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA