Topo

Na Grade do MMA

Holm já nocauteou homem em treino. Amigos e ex-rivais preveem longo reinado

Maurício Dehò

18/11/2015 12h00

Holly Holm já era bem conhecida por seus resultados no boxe e foi contratada pelo UFC justamente para ser a ex-campeã mundial de boxe que desafiaria Ronda Rousey pelo cinturão. Poucos imaginavam, no entanto, o desfecho do UFC 193. Mas, quem é Holly Holm, como indivíduo, companheira de treinos e como é tê-la como rival? Buscamos quem já esteve próximo da nova rainha do Ultimate.

O que se tem em comum entre amigos e rivais é o respeito que Holm passa. Mesmo tendo se metido numa confusão com Ronda na pesagem, a norte-americana é calma, respeitosa – apesar de um pouco reservada demais, passando uma imagem fria. O que mais impressiona, mesmo, é o talento e a força de vontade para treinar e se reinventar, a ponto de ser a primeira campeã no boxe e no UFC.

Confira o que o companheiro de treinos Igor Araújo, e as vítimas de Holm Duda Yankovich e Julie Werner – que durou mais de 20 minutos em pé contra a norte-americana – dizem sobre a lutadora:

Igor Araújo
Brasileiro foi companheiro de treinos por anos na Jackson's, em Albuquerque, cidade natal da norte-americana

Minha última luta foi com ela no mesmo card, em julho, e ela é um exemplo de atleta. Eu tinha certeza desse título. Ela me disse que um dia enfrentar a Ronda e que todo mundo tem medo, mas que não teria. Disse que perder por medo, ela não perderia.

A Holly é muito humilde, era uma garçonete e trabalhava e treinava. É bem reservada, mas muito gente boa. Para mim, esse título tem a mão do técnico Mike Winkeljonh. Ele é o principal responsável por ela. Muito se fala no Greg Jackson, mas ele é tão importante quanto.

Acho que ninguém ganha dela por enquanto. Numa revanche, a Ronda não vai achar ela no octógono, ela fez exatamente o que o Mike diz para todo mundo na academia: 'não entra em guerra no octógono, acerta e sai, acerta e sai'. É difícil voltar de uma derrota, ainda mais quando dizem que você é imbatível, mas, mesmo voltando, não vejo a Ronda ganhando da Holly.

Diego Brandão
Ex-companheiro de treinos na Jacksons

Eu acompanhei uma boa parte da carreira da Holly, principalmente a transição do boxe para o MMA, e via que ela era sempre muito dedicada. Trabalhava de manhã e ia para a academia de tarde, treinar forte. Ela e o marido são pessoas com ótimos corações, muito humildes, trataram sempre todo mundo bem, inclusive eu. Ela sempre teve potencial, um talento fora de série e é sensacional na trocação.

Sempre deu para ver que ela podia chegar onde chegou. Ela já nocauteou até homens na academia. Os golpes diretos, os chutes que ela tem… Ela sempre teve esse poder de nocaute.

Criou-se uma Ronda invencível, mas eu nunca tive dúvidas de que a Holly poderia ganhar, por ser muito melhor na trocação, mais técnica e mais preparada. A Ronda veio no seu momento, mas a Holly estava muito preparada. Ela colocou em prática o que treinou e conseguiu vencer.

Julie Werner
Lutadora brasileira de MMA, enfrentou Holm no Legacy FC em abril de 2014. Julie aguentou até o quinto assalto, mas acabou nocauteada

Holm vence a brasileira Julie Werner (1min30s)

Nossa luta no Legacy valia para ela a chance de entrar no UFC. Ela foi simpática comigo antes da luta, sorriu, cumprimentou, mas bem nesse jeito reservado. Na luta, acho que ela teve mais cuidado comigo do que com a Ronda, por eu também ser da trocação. Eu acho que ela evoluiu desde aquela luta. Contra Holm, eu não senti tanto a parte dos socos, eles eram precisos, sempre na boca. Mas senti mais os chutes, um eu acusei, senti bastante.

Acho que eu aguentei mais que Ronda por que estou mais acostumada com as porradas, treinando muay thai há 15 anos, e por fazer sparring com homens, já ter sido nocauteada em treino. A Holm, que quebrou o braço naquela luta, mas venceu do mesmo jeito, evoluiu desde aquela luta. Quando entrou no UFC, parece que já passou a treinar especificamente pra essa luta com a Ronda. Achei ela mais rápida, usando melhor o deslocamento. E já imaginava que a Ronda não conseguiria derrubá-la.

Acho que vamos ver a Holm como campeã por um bom tempo. Seus técnicos estudaram o jogo de Ronda, e a Holly achou a brecha. Nunca a Ronda tinha pegado alguém com boxe e movimentação tão bons. Não vejo, hoje, outra menina para vencer Holly Holm.

Duda Yankovich
Ex-pugilista enfrentou Holm em 2009 e sofreu para ela sua primeira derrota da carreira, por nocaute

Duda Yankovich perdeu para Holm

Ela nunca foi uma pessoa de falar demais. Sempre foi respeitosa com as lutadoras. É muito boa atleta e uma menina de extremo caráter. É uma pessoa que merece por todos os sentidos. Uma campeã para as pessoas se espelharem tem que ser dessa forma.

É incontestável o que a Ronda fez para o esporte. Isso não tem como tirar dela. Mas ela era conhecida como uma pessoa instável, chorando o tempo todo. Foi isso que a Holly aproveitou. Essa luta foi um casamento errado para a Ronda. Seria errado também para a Holly se ela não fosse fria. Mas com o jeito calmo e frio dela, ela se controlou para não ir para cima logo de cara como as outras fizeram. Se ela fizesse isso, seria vítima das já conhecidas quedas da Ronda e não terminaria bem."

Rafael "Barata" Freitas
Técnico de jiu-jítsu de Holly Holm

Conheço a Holly desde 2013 quando comecei a frequentar a Jackson&Wink MMA. Sempre tivemos um relacionamento normal de parceiros de treino e, depois que comecei a ajudar no treinamento dela de jiu-jítsu, a amizade ficou mais forte. Ela é uma pessoa bem humildem tem carisma e um coração muito grande. Ela é extrovertida e bem brincalhona, não tem um treino que a gente não dê risada. É um modelo que qualquer gostaria que sua filha se espelhasse.

123A Holly foi espetacular, lutou uma luta perfeita. Anulou os pontos fortes da Ronda e, com muita sabedoria, fez com que a Ronda lutasse a luta dela. Eu acho que o mais importante para o resultado foi o trabalho desenvolvido pelos técnicos durante a preparação. Todos vieram com ideias e técnicas perfeitas para evitar o jogo da Ronda e o mais interessante foi que tudo que trabalhamos aconteceu na luta. Mas, no fim das contas, o crédito é todo para a Holly, pois ela que foi lá acreditou e executou.

Não tem segredo é se manter focada trabalhando duro e continuar evoluindo em todos os aspectos do jogo. A Ronda é uma lutadora fenomenal e muito perigosa como várias outras da categoria, por isso vamos continuar treinando e com certeza estaremos preparados.

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA