Topo

Na Grade do MMA

Por que Jacaré e Belfort têm a chance final de corrida pelo título do UFC

Jorge Corrêa

10/05/2016 13h28


O UFC 198 acabou ficando tão grande que uma luta do porte de Ronaldo Jacaré x Vitor Belfort não será a principal – apesar de ela ter chegado a ser anunciada como tal no início do ano. Mas esse não é um simples combate de importantes nomes do MMA nacional. Ele deve definir os rumos dos pesos médios e a reta final de carreira de ambos.

Vamos começar pelo capixaba radicado no Rio de Janeiro.

O multicampeão mundial de jiu-jítsu vinha com uma série perfeita no UFC até se encontrar com Yoel Romero no final do ano passado. Em uma luta muito polêmica, ele acabou derrotado por pontos, em decisão divida dos juízes.

Mas por que ele não voltou para o final da fila então? 1) Muita gente não concordou com o resultado da luta e viu a vitória do brasileiro sobre o cubano. 2) Muita gente se revoltou com a atuação do cubano, que mais de uma vez segurou na grade para se defender de quedas e acertou o olho do brasileiro com os dedos (tudo isso irregular, claro). 3) Romero caiu no antidoping e deve pegar seis meses de gancho, além de o resultado poder virar no-contest.

Com isso, é como se Ronaldo mantivesse sua colocação na fila pela disputa de cinturão. Uma vitória sem muitas contestações contra Vitor deve lhe dar a chance direta de title shot contra o vencedor da revanche entre o campeão Luke Rockhold e Chris Weidman, que acontece no UFC 199, em Los Angeles, no mês que vem.

Já a situação de Belfort não é tão simples assim.

O carioca vem de uma disputa de cinturão dos médios há menos de um ano, quando foi facilmente dominado por Weidman. Depois, venceu com tranquilidade o semi-aposentado Dan Henderson, em São Paulo. Se ele passar bem por Jacaré, deve ficar em situação confortável para pedir uma nova chance de disputar o cinturão.

Para acelerar esse processo, ele precisará torcer muito por Rockhold. Se Weidman vencer, não faria muito sentido o UFC colocar de novo o brasileiro para pegar o norte-americano rapidamente depois do que aconteceu no ano passado. Por outro lado, se Luke vencer, o caminho fica perfeito para Belfort, já que ele foi o único a derrotar o atual campeão no UFC e próprio já pediu a chance de se vingar daquele chute que levou em 2013.

Mas tem gente correndo por fora.

Imaginemos que a luta entre Vitor e Ronaldo seja chata, monótona, com um resultado contestável, daqueles em que o UFC não vai se animar em dar o title shot para nenhum dos dois. É neste momento que Michael Bisping pula e vibra. Ele tem três vitórias consecutivas e, apesar de nenhuma ter sido contundente, foram contra importantes nomes dos pesos médios. A última contra ninguém menos que Anderson Silva. Ou seja, ele está – sim – nesta corrida.

Receba notícias de MMA pelo Whatsapp

Quer receber notícias no seu celular sem pagar nada? 1) adicione este número à agenda do seu telefone: +55 11 94546-6166 (não esqueça do "+55″); 2) envie uma mensagem para este número por WhatsApp, escrevendo só: aldo10

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA