Topo

Na Grade do MMA

Demian: o choro de quem sabe que realizou a luta da vida. E vem mais uma

Maurício Dehò

28/08/2016 08h22

Além do chutaço de Paige Vanzant, o UFC realizado neste sábado, no Canadá, teve como imagem marcante as lágrimas de Demian Maia. Enquanto aguardava pelo resultado oficial da luta, após ter finalizado o ex-campeão interino dos meio-médios Carlos Condit, o paulistano caiu no choro, copiosamente. Um choro de quem sabe o tamanho do feito que realizou – e que sabe como é dura a jornada para chegar até lá.

O triunfo sobre Condit foi a maior vitória da carreira de Demian. Contra um cara que deteve um cinturão, que aguentou cinco rounds com Georges St-Pierre e que fez grande luta contra Robbie Lawler – para alguns, ele teria vencido nos pontos -, o brasileiro manteve a tônica de suas últimas lutas. O plano se mostrou infalível. Chegar à finalização pareceu fácil. E o braço levantado de Demian mostrou que ele não merece nada menos que uma disputa de cinturão.

"Esse cara já foi campeão e andou nocauteando todo mundo. Eu vi a luta dele contra o Robbie Lawler e acho que ele deveria ter ficado com o cinturão. Todo o respeito por ele. Acho que eu mereço a chance do cinturão e eu vou conseguir."

02

Ver Demian, um cara sempre equilibrado e aparentemente carregado pela razão, ser tomado pela emoção, de forma tão verdadeira, só comprova o tamanho da vitória. O paulista já teve grandes resultados, é claro. Foi desafiante ao cinturão dos médios, mas perdeu para Anderson Silva. E foi quando desceu aos meio-médios que iniciou uma nova jornada.

Nem as derrotas para Jake Shields e Rory MacDonald o pararam. Pelo contrário, foram motivadoras para ele voltar a dar ênfase ao seu jiu-jítsu, o melhor do seu jogo, e desencanar de tentar parecer melhor do que é na trocação.

E vale salientar que tudo isso aconteceu já com ele tendo 'dobrado a esquina' dos 35 anos. Hoje, com 38, ele sabe que cada luta o aproxima do fim, e as decisões que tomou foram sábias para não desperdiçar nenhuma chance.

Agora, são seis vitórias seguidas. As duas últimas, contra caras muito fortes da categoria, bons na trocação e conhecidos por combates sangrentos e por não se entregarem deu uma certeza: ele pode, sim, enfrentar nomes como Robbie Lawler e o novo campeão Tyron Woodley.

A questão, agora é timing. Woodley está prometido para uma luta contra Stephen Thompson – também muito merecedor de seu title shot. Demian afirmou que vai aguardar essa luta e pedir para enfrentar o vencedor. Resta esperar e ver se os astros se alinham para dar ao brasileiro a sonhada oportunidade.

Aos 38 anos, Demian Maia sabe que é a chance definitiva de sua carreira. E suas lágrimas, ainda que tenham sido derramadas antes de ele ter esse combate pelo título, mostram que ninguém quer mais este cinturão do que ele.

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA