Topo

Na Grade do MMA

MMA brasileiro respira esperançoso. Culpa de Rafael e Thales no UFC

Jorge Corrêa

25/08/2014 06h01


O último sábado contou com uma rodada dupla de UFC que, no papel, pouco empolgava. Eventos pequenos e de lutas principais pouco vultosas. Mas essa maratona de lutas acabou como um enorme alento para o MMA nacional, um sopro de esperança. Culpa de Rafael dos Anjos e Thales Leites.

Há muito quem que o Brasil não tinha uma noite tão boa em um evento do Ultimate. Não falo nem em número de vitórias em um mesmo card, mas sim de atuações impressionantes e convincentes. A última vez que isso aconteceu foi no UFC 156, em fevereiro de 2013, quando José Aldo, Rogério Minotouro, Antonio Pezão e Demian Maia venceram.

É claro que o Brasil está passando por um momento de entressafra no maior evento de MMA do mundo. Ter apenas um campeão, sendo que já tivemos quatro de uma vez, é um claro sinal disso. Mas o que era ainda mais preocupante era a falta de bons prospectos.

Em termos de cinturão, Rafael está muito mais perto de uma disputa pelos leves do que Thales entre os médios – ele já até chegou a disputar o título em 2009 contra Anderson, em sua primeira passagem pelo UFC. Mas mais que estar no topo da categoria, eles deram uma lição de como um lutador de MMA pode evoluir e chegar maduro à casa dos 30 anos.

Os dois tem algo em comum: ambos são provenientes do jiu-jítsu e sempre foram reconhecidos pela capacidade de conseguirem se impor no octógono pela arte suave. Mas de alguns anos para cá, cresceram assombrosamente na trocação, Dos Anjos com o técnico Rafael Cordeiro e Leites na equipe Nova União. As atuações dominantes e os nocautes que conseguiram no último sábado são a prova disso.

Mais que se imporem definitivamente dentro de suas categorias eles deixaram claro que é possível "jiu-jiuteros" baterem muito forte, dá para sair de sua zona de conforto, há espaço para se reinventar dentro do UFC. Que outros brasileiros usem esse novo momento de Rafael e Thales como inspiração.

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA