Bola de Cristal – Carlos Condit e Renan Barão: mais uma luta antes de disputarem cinturão
O UFC 143 do último sábado teve dois grandes vencedores no que se trata em de disputa de cinturão. O primeiro, e óbvio, foi Carlos Condit, que venceu Nick Diaz por pontos, em decisão unânime dos juízes e ficou com o título interino dos meio-médios. O outro é o brasileiro Renan Barão, que bate Scott Jorgensen e conseguiu sua quinta vitória consecutiva entre os galos do UFC/WEC.
>> UFC 143: Condit vence Diaz e é campeão; Brasil tem noite 100% e Werdum brinca
>> Dana White confirma que Anderson aceitou enfrentar Sonnen em São Paulo em junho
>> Siga o blog no Twitter: @NaGradedoMMA
>> Leia todas as notícias de lutas no UOL Esporte
Mas os calendários dos campeões dessas duas categorias não devem ajudar muito dos dois lutadores a terem uma rápida oportunidade de título e, até por isso, devem fazer pelo menos mais uma luta antes de irem para essa disputa.
O que tem a situação mais indefinida é de Carlos Condit. Tudo bem que ele já tem o cinturão interino, então pode ter menos pressa, mas ele ainda precisa vencer o campeão Georges St-Pierre para ter o título "de verdade".
Para ir para essa disputa, Condit precisa esperar o canadense se recuperar de uma cirurgia no joelho direito. Melhorando rapidamente, GSP prevê seu retorno para novembro deste ano. Seria nove meses para Carlos esperar. Até por isso, seu empresário já adiantou que pretende buscar uma nova luta para o campeão interino antes disso.
Apesar de difícil, foi aventada até mesmo a possibilidade de nesse meio tempo acontecer uma revanche contra o próprio Nick Diaz, que deixou o octógono revoltado com o resultado.
Já para Renan Barão o problema é o reality show The Ultimate Fighter. O campeão Dominick Cruz e o desafiante pelo cinturão dos galos serão os treinadores da próxima edição do programa nos Estados Unidos, que começa em março. Em seguida, como de costume do TUF, os dois técnicos se enfrentam e uma luta que deve acontecer apenas em junho.
Com isso, o lutador brasileiro teria de fazer mais um combate se não quiser esperar muito tempo até ter sua chance de disputar o título.
O próprio Dana White apontou Barão como um "tesouro brasileiro" no UFC, o apontando como futuro campeão da categoria.
* Adendo Fabrício Werdum: o gaúcho teve uma grande atuação no UFC 143, quando venceu o gordinho Roy Nelson. Até por isso, deve ter um rival de peso em sua próxima luta no evento. O nome que parece mais óbvio é Frank Mir, que vem de vitória sobre Minotauro. Mas Brendan Schaub ou Shane Carwin também fariam sentido.
Sobre o blog
Contato: nagradedomma@gmail.com
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.