Topo

Na Grade do MMA

Anderson troca aposentadoria por reclusão

Jorge Corrêa

26/12/2013 06h01

Quem ouviu o discurso de Anderson Silva ainda no octógono, minutos depois de ser nocauteado por Chris Weidman em perder o cinturão dos médios do UFC em julho passado, percebeu que era um verdadeiro flerte com a aposentadoria. Frases como "estou cansado" e "respeitem o novo" campeão deram a entender que o brasileiro poderia parar de lutar.

Mas o brasileiro mudou o discurso em poucos dias e deu um novo rumo para sua preparação até chegarmos a revanche que acontece neste sábado, em Las Vegas, na luta principal do UFC 168. O que era uma possível aposentadoria virou uma preparação reclusa e focada nos últimos meses.

Dana White em nenhum momento aceitou aquela ideia de o brasileiro não enfrentar novamente o norte-americano em sua próxima luta. O presidente do Ultimate cravou que marcaria a revanche, apesar das negativas de Anderson. O chefão bateu o pé e poucos dias depois da primeira luta, confirmou o reencontro para dezembro, no último evento do ano.

De volta ao Brasil, Silva manteve sua avalanche de aparições em programas de TV, o que passou a fazer desde que assinou com a agência de marketing 9ine, do ex-atacante Ronaldo. A diferença é que dessa vez ele teve de se explicar, ainda mais depois de sentir a ira dos torcedores, que o criticaram muito nas redes sociais depois do nocaute sofrido.

"Infelizmente alguns fãs mostraram que não são tão fãs assim", disse o lutador em entrevista ao Fantástico na época. "Eu não cheguei até aqui não sendo humilde. Durante todo esse tempo deu certo. As provocações, a guarda baixa. Não faltou respeito. Respeito todos os atletas, respeito Weidman."

Inicialmente, Anderson tinha se planejado para fazer uma preparação diferente, treinando um bom tempo na Tailândia, onde se encontraria com a origem da trocação, bebendo na fonte do muay thai. No entanto, o UFC marcou um tour de imprensa para ele e Weidman para a mesma época e ele teve de trocar essa viagem de treinos por sete dias ao lado do novo campeão.

Apesar do cansaço, os dois esbanjaram bom humor durante esses encontros, nos Estados Unidos e no Brasil. Esse tour também mudou os rumos da preparação de Anderson. Ele avaliou que seu time não estava completamente focado em trabalhar com ele. Com isso, convocou uma reunião e mudou as diretrizes da preparação. "Tinha muita gente, mas cada um pensando em uma coisa."

A preparação de Anderson se dividiu em duas partes. A primeira no Rio de Janeiro, com trabalhos principalmente na academia X Gym com Josuel Destak e Rogério Camões, e a segunda em sua própria academia em Los Angeles, a Muay Thai College. Mas a grande diferença em relação à última luta é que ele ficou muito mais recluso, no Brasil com sua equipe e nos EUA com sua família também.

Nesse meio tempo, Spider ainda gravou sua primeira grande participação em um filme. Ele esteve em "Até que a sorte nos separe 2" fazendo um policial. Além disso, mostrou parte dos seus treinos em vídeos que postou na internet e viu Vitor Belfort se tornar novamente desafiante pelo cinturão dos médios. "O Vitor vem lutando muito bem, portanto ele tem que ser respeitado. É um caminho natural. Acho que merece, porque está fazendo a parte dele", disse Silva.

Nas últimas semanas, Anderson viu a Globo brigar pelo direito de transmitir sua luta com 30min e atraso. Depois de conseguir, o canal colocou o ex-campeão como um dos astros de sua grade de fim de ano. Além disso, ele também voltou a representar o Corinthians, mas dessa vez com um patrocínio e não como atleta do clube.

Mas toda essa movimentação contrasta com seu comportamento atual. Ele deixou mais seus assessores trabalharem para ficar completamente focado na luta. Sua foto jogando vídeo game no quarto de seu hotel em Las Vegas na noite da véspera de Natal mostra bem como ele está encarando essa revanche.


Serviço

O card preliminar do UFC 168 começará às 22 horas (de Brasília) e o principal à 1 hora na madrugada de sábado para domingo. Ou seja, a Luta de Anderson Silva dificilmente acontecerá antes das 3h ou 3h30. Se você for assistir na TV Globo, pode colocar mais 30min na conta.

Card Principal
Chris Weidman x Anderson Silva
Ronda Rousey x Miesha Tate
Josh Barnett x Travis Browne
Fabricio Camoes x Jim Miller
Diego Brandao x Dustin Poirier

Card preliminar
Uriah Hall x Chris Leben
Michael Johnson x Gleison Tibau
Manny Gamburyan x Dennis Siver
Siyar Bahadurzada x John Howard
William Macario x Bobby Voelker
Estevan Payan x Robert Peralta

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA