Topo

Na Grade do MMA

Após drama na balança, Lineker corta 'gordices' e baixa 9kg pelo cinturão

UOL Esporte

06/11/2014 11h00

Por Maurício Dehò

John Lineker é o principal representante do Brasil na categoria mais leve do UFC: o peso mosca, para lutadores de até 56,7 kg. O problema é que seu apetite para coisas, digamos, "de gordinho", é digna de um peso pesado. Pizza, hot dog, X-salada… Essas delícias são parte do cardápio preferido do paranaense. O problema é que o lutador já falhou três vezes em pesagens, e viu sua carreira ser duramente prejudicada por isso.

Neste sábado, em Uberlândia, ele luta para deixar esse histórico incômodo para trás e para virar o desafiante nº 1 da sua categoria. O peso mosca encara Ian McCall, que já lutou pelo cinturão, e afirma que hoje enfim está com a cabeça tranquila e o corpo leve para enfrentar o seu primeiro rival: a balança. A solução foi cortar toda a "junk food" e perder 9 kg em seu peso normal para não decepcionar novamente os patrões do Ultimate.

Desde que estreou no UFC, em maio de 2012, Lineker viveu dramas com seu peso. Logo na primeira luta estourou o limite. Não bastasse, perdeu a luta contra Louis Gaudinot. Depois, encaixou uma boa série de quatro vitórias, sendo três por nocaute. Mas, nas duas últimas, passou longe do peso limite. Isto o afastou do campeão Demetrious Johnson. Basicamente, o UFC não podia nomear um desafiante que não bateria o peso. O risco era muito grande.

Depois do terceiro revés contra a balança é que as coisas mudaram. "Cortei quase tudo. Mudou tudo na minha alimentação. Eu tirei pizza, X-salada, cachorro quente… Mudei geral. E não é que não coma, às vezes posso, mas antes era diariamente", confessou o peso mosca.

"A última semana é sempre difícil, mas agora estou bem melhor. Fiz um trabalho top com nutricionista e com preparador físico, tive mais foco, mais vontade e meu peso ficou num limite bom para eu não sofrer tanto. Eu pesava 74 kg, natural, e agora fico em 66 kg, 65 kg", destacou Lineker. "Agora é só fazer bons combates. Já dei essa segurança para eles de que não vai acontecer mais."

Nos seus dois últimos combates, Lineker passou com sucesso pela dramática sexta-feira. Ele vem de derrota para Ali Baugatinov, em fevereiro, e se recuperou em julho, quando nocauteou Alptekin Ozkilic. Sexto no ranking, ele sabe que uma vitória contra McCall, número 3, pode dar diretamente a chance pelo título, já que Demetrious Johnson bateu todos os outros concorrentes à sua frente.

Já imaginando o que pode ter pela frente, Lineker diz que pode acabar com a série de sete vitórias do campeão. "Eu acho que ele nunca pegou alguém com a mão tão pesada como a minha, tenho o maior poder de nocaute na categoria. Isso faz diferença", garantiu ele.

Mas, antes, é preciso bater o perigoso McCall, lutador completo, forte na trocação e ainda mais traiçoeiro no wrestling. Lineker fez treinos nos Estados Unidos para evitar o agarra-agarra do norte-americano. Em meio à troca de provocações entre eles, Lineker aposta que o rival está com medo de seus punhos.

"Ele é um lutador bem versátil, procura lutar em todas as áreas, mas estou bem preparado. É chegar e fazer o trabalho. Sobre as provocações, não me incomodo com isso, cada um tenta mexer no psicológico do outro como consegue. Isso me motiva a vencer ele, para que tudo o que ele disse se cale. Se ele quis mexer tanto com meu psicológico, é porque está com medo", afirmou Lineker.

Confira o card do UFC Uberlândia:

Card principal
Meio-pesado: Maurício Shogun x Ovince St. Preux
Mosca: Ian McCall x John Lineker
Meio-médio: Warlley Alves x Alan Jouban
Meio-médio: Cláudio Hannibal x Leon Edwards
Mosca feminino: Juliana Lima x Nina Ansaroff

Card preliminar
Pena: Diego Rivas x Rodolfo Rubio
Médio: Caio Monstro Magalhães x Trevor Smith
Meio-médio: Dhiego Lima x Jorge Oliveira
Leve: Leandro Buscapé x Charlie Brenneman
Galo: Thomas Almeida x Tim Gorman
Meio-médio: Wagner Silva x Colby Covington

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA