Após drama na balança, Lineker corta 'gordices' e baixa 9kg pelo cinturão
Por Maurício Dehò
John Lineker é o principal representante do Brasil na categoria mais leve do UFC: o peso mosca, para lutadores de até 56,7 kg. O problema é que seu apetite para coisas, digamos, "de gordinho", é digna de um peso pesado. Pizza, hot dog, X-salada… Essas delícias são parte do cardápio preferido do paranaense. O problema é que o lutador já falhou três vezes em pesagens, e viu sua carreira ser duramente prejudicada por isso.
Neste sábado, em Uberlândia, ele luta para deixar esse histórico incômodo para trás e para virar o desafiante nº 1 da sua categoria. O peso mosca encara Ian McCall, que já lutou pelo cinturão, e afirma que hoje enfim está com a cabeça tranquila e o corpo leve para enfrentar o seu primeiro rival: a balança. A solução foi cortar toda a "junk food" e perder 9 kg em seu peso normal para não decepcionar novamente os patrões do Ultimate.
Quem será o próximo brasileiro campeão do UFC?
Resultado parcial
Total de 479 votosDesde que estreou no UFC, em maio de 2012, Lineker viveu dramas com seu peso. Logo na primeira luta estourou o limite. Não bastasse, perdeu a luta contra Louis Gaudinot. Depois, encaixou uma boa série de quatro vitórias, sendo três por nocaute. Mas, nas duas últimas, passou longe do peso limite. Isto o afastou do campeão Demetrious Johnson. Basicamente, o UFC não podia nomear um desafiante que não bateria o peso. O risco era muito grande.
Depois do terceiro revés contra a balança é que as coisas mudaram. "Cortei quase tudo. Mudou tudo na minha alimentação. Eu tirei pizza, X-salada, cachorro quente… Mudei geral. E não é que não coma, às vezes posso, mas antes era diariamente", confessou o peso mosca.
"A última semana é sempre difícil, mas agora estou bem melhor. Fiz um trabalho top com nutricionista e com preparador físico, tive mais foco, mais vontade e meu peso ficou num limite bom para eu não sofrer tanto. Eu pesava 74 kg, natural, e agora fico em 66 kg, 65 kg", destacou Lineker. "Agora é só fazer bons combates. Já dei essa segurança para eles de que não vai acontecer mais."
Nos seus dois últimos combates, Lineker passou com sucesso pela dramática sexta-feira. Ele vem de derrota para Ali Baugatinov, em fevereiro, e se recuperou em julho, quando nocauteou Alptekin Ozkilic. Sexto no ranking, ele sabe que uma vitória contra McCall, número 3, pode dar diretamente a chance pelo título, já que Demetrious Johnson bateu todos os outros concorrentes à sua frente.
Já imaginando o que pode ter pela frente, Lineker diz que pode acabar com a série de sete vitórias do campeão. "Eu acho que ele nunca pegou alguém com a mão tão pesada como a minha, tenho o maior poder de nocaute na categoria. Isso faz diferença", garantiu ele.
Mas, antes, é preciso bater o perigoso McCall, lutador completo, forte na trocação e ainda mais traiçoeiro no wrestling. Lineker fez treinos nos Estados Unidos para evitar o agarra-agarra do norte-americano. Em meio à troca de provocações entre eles, Lineker aposta que o rival está com medo de seus punhos.
"Ele é um lutador bem versátil, procura lutar em todas as áreas, mas estou bem preparado. É chegar e fazer o trabalho. Sobre as provocações, não me incomodo com isso, cada um tenta mexer no psicológico do outro como consegue. Isso me motiva a vencer ele, para que tudo o que ele disse se cale. Se ele quis mexer tanto com meu psicológico, é porque está com medo", afirmou Lineker.
Confira o card do UFC Uberlândia:
Card principal
Meio-pesado: Maurício Shogun x Ovince St. Preux
Mosca: Ian McCall x John Lineker
Meio-médio: Warlley Alves x Alan Jouban
Meio-médio: Cláudio Hannibal x Leon Edwards
Mosca feminino: Juliana Lima x Nina Ansaroff
Card preliminar
Pena: Diego Rivas x Rodolfo Rubio
Médio: Caio Monstro Magalhães x Trevor Smith
Meio-médio: Dhiego Lima x Jorge Oliveira
Leve: Leandro Buscapé x Charlie Brenneman
Galo: Thomas Almeida x Tim Gorman
Meio-médio: Wagner Silva x Colby Covington
Sobre o blog
Contato: nagradedomma@gmail.com
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.