Topo

Na Grade do MMA

Por doping, UFC deve tirar Anderson do TUF Brasil e já estuda substituto

Jorge Corrêa

04/02/2015 08h02

O flagra de Anderson Silva em um teste surpresa antidoping não manchou apenas sua participação no UFC 183, em que bateu Nick Diaz por pontos em Las Vegas. O reflexo também atinge o ex-campeão dos médios em um importante compromisso futuro, e a que ele já começava a se dedicar: a participação como técnico do TUF Brasil 4, o reality show do UFC. O UFC quer tirar o Spider da produção, mas para isso terá de lidar com patrocinadores que apostaram muito no programa. A organização já estuda opções para substituir o astro.

As gravações do TUF Brasil 4 começaram imediatamente após o UFC 183, na segunda-feira. Assim, a notícia do doping de Anderson Silva pegou a todos de surpresa, e no meio de um dia de trabalho do reality show.

Segundo o blog apurou, ele recebeu a notícia durante as gravações. Lá, negou que tenha usado qualquer substância para melhorar a sua performance – os resultados do teste antidoping colhidos em 9 de janeiro indicaram a presença de anabolizantes, drostanolona e androsterona, uma forma de testosterona. O Spider ainda afirmou que conversará com sua equipe para tentar entender o que pode ter resultado em um teste positivo.

Dito isso, vamos aos fatos que circulam nos bastidores e que devem resultar na saída de Anderson do programa e em sua substituição por outro lutador.

Apesar de ter se pronunciado sobre o doping, o UFC não falou sobre a participação de Anderson no reality show. Mas a organização quer sua saída, já que o programa é uma das suas maiores vitrines. Seria muito ruim ter como principal estrela e, mais ainda, tutor de jovens promessas do MMA, um lutador pego com anabolizantes no seu organismo.

A questão agora é como o Ultimate fará para tirar Anderson do programa de forma honrosa, e quem entrará em seu lugar.

Dois nomes despontam, com um favorito: Lyoto Machida. O ex-campeão dos meio-pesados é o melhor nome, está morando nos Estados Unidos e tem apelo, principalmente pelo fato de o técnico rival ser Maurício Shogun. Mas há problemas. Sua participação atrapalharia a preparação para o combate contra Luke Rockhold, em 18 de abril, nos EUA, em um card importante para o Ultimate. Além disso, sua entrada no programa faria os fãs exigirem uma terceira luta contra Shogun, o que nenhum deles parece ter intenção neste momento – o próprio Lyoto sequer está lutando na mesma categoria de Shogun hoje em dia.

Outra opção seria usar Vitor Belfort, que também mora nos Estados Unidos e também é um nome forte para a organização, tendo inclusive sido técnico no primeiro TUF Brasil.

Por fim, há um grande problema para a saída de Anderson Silva, que precisa ser conversado e contornado pelo UFC para que a organização concretize a substituição no reality. A Budweiser, patrocinadora do Spider, também é a principal apoiadora do programa e foi a empresa que teve o maior destaque no marketing do UFC 183. A marca de cerveja gastou muito com Anderson e o Ultimate, incluindo para aparecer no TUF, e pode tentar dificultar uma troca do ex-campeão.

Se Anderson não deixar o programa, será porque os gerenciadores de crise do UFC e da Budweiser encontraram uma maneira inesperada de explicar o doping, limpando um pouco a barra do astro do MMA.

Anderson Silva e Diaz terão de passar por um julgamento disciplinar no dia 17 de fevereiro. O atleta brasileiro poderá ser suspenso temporariamente e também pode pedir uma contraprova. Se comprovada culpa, ele deve ser punido por 9 meses a um ano, mais multa, e a luta deve ter a vitória alterada para no contest (sem resultado).

LEIA TAMBÉM
Anderson Silva é flagrado com anabolizante em antidoping; Diaz usou maconha
Doping do Anderson é o maior golpe no MMA. E deve ser o fim do Spider
Lutadores do UFC falam em "decepção" após doping de Anderson Silva

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA