Topo

Na Grade do MMA

Belfort e Weidman lutam para deixar sombra de Anderson Silva no passado

Jorge Corrêa

20/05/2015 06h01

Dono do cinturão por mais de sete anos e com dez defesas consecutivas, Anderson Silva será um assunto eterno quando falarmos do título dos pesos médios do UFC. Mas a disputa deste sábado, no UFC 187, entre Chris Weidman e Vitor Belfort, promete colocar o ex-campeão ainda mais no passado.

O Spider é um ponto em comum para ambos os lutadores, cada um a sua maneira. Para Belfort, a lembrança não é muito boa. Ele foi vítima do chute frontal que alavancou de vez o UFC e Anderson no Brasil. Já Weidman é o carrasco do Brasileiro depois de 16 lutas de invencibilidade na franquia.

Com Silva ainda enrolado com o caso de doping de sua última luta contra Nick Diaz, em janeiro deste ano, finalmente os astros dos pesos médios do Ultimate estarão nos holofotes por conta de uma disputa de cinturão. Esqueçam doping, fratura, lesões, TRT, provocações.

Para Belfort, esse luta tem um peso ainda maior para transformar Anderson em apenas um contratempo em sua carreira. Reconhecido como um dos maiores nomes deste esporte por sua história de quase 20 anos no MMA, ele seria o primeiro a conquistar cinturões em três categorias diferentes. No entanto, ele não é campeão do UFC desde agosto de 2004.

Um título não apagaria aquele chute e o nocaute sofrido em fevereiro de 2011, mas transformaria em borrão uma das imagens mais sólidas da história recente das artes marciais mistas.

Com Weidman, a situação é mais amena, mas mesmo assim incômoda. Anderson Silva é como se fosse um fantasma que paira sobre sua indefectível carreira, mesmo com suas duas vitórias sobre o brasileiro. Ele ainda não conseguiu se firmar como grande astro do UFC, muito por conta do que aconteceu nas duas lutas que fez contra o Spider.

Pesa a [injusta] cobrança sobre ele pelo fato de na primeira luta o brasileiro ter brincado e provocado mais do que o normal e na segunda ter acontecido aquele acidente em que o ex-campeão quebrou a perna. Depois de uma defesa de cinturão em um combate muito duro contra Lyoto Machida, ele precisa bater outro dos mais talentosos lutadores de todos os tempos para se firmar como campeão.

"O competidor dentro de mim instantaneamente procura por novas metas. Agora, eu quero limpar a minha categoria, vencer um após o outro. Meu foco agora é dominar completamente Vitor Belfort no sábado. Quero deixar claro que estou acima de todos nos pesos médios. Quero provar mais uma vez a todos que duvidam de mim que eles estão errados˜, explicou o campeão.

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA