Topo

Na Grade do MMA

Holm explica erro de rivais de Ronda e diz: 'gosto que duvidem de mim'

Maurício Dehò

14/11/2015 06h02

Seis lutadoras tentaram, nenhuma conseguiu e a missão agora caiu no colo de Holly Holm. A ex-campeão mundial de boxe tenta repetir seus feitos agora no MMA e, como grande azarão, é a rival com mais experiência de ringue que já apareceu na frente de Ronda Rousey. Desacreditada pela maioria, ela diz que isso só a alimenta para o combate do UFC 193, que acontece na noite deste sábado.

ESPECIAL: Como as mulheres foram do desdém ao topo no UFC

Uma das críticas à escolha de Holm como rival está no fato de ela ter feito apenas duas lutas no UFC antes de encarar Ronda. Nelas, não conseguiu nada melhor que vitórias pouco empolgantes, por pontos. Ainda assim, seu histórico no boxe é algo diferenciado em relação às últimas rivais da campeã.

"Algumas pessoas acharam que a luta veio mais cedo do que deveria. Mas eu gosto disso e gosto de as pessoas estarem duvidando de mim. Isso me mostra que está na hora de mostrar o meu talento, e é o que vou fazer", disse Holm, ao MMA Fighting.

"Tem gente que sabe que não se pode deixar de lado minhas chances. Eu sei quem vou enfrentar, estou bem ligada que vou encarar a garota mais dominante do esporte, mas sei que sou capaz de vencer", acrescentou.

Holm defendeu o cinturão de boxe 18 vezes, mas sofreu com o menosprezo que sua modalidade segue recebendo. Agora, é comparada até a Buster Douglas, azarão que derrotou Mike Tyson no auge.

"Eu não penso em ser como Buster Douglas. Eu não quero esse tipo de atenção, eu quero apenas vencer. "Quem sabe que portas vai se abrir após isso? Mas elas só se abrirão se eu for bem".

Análise tática

Holm falou das últimas lutas de Ronda. As quatro mais recentes somaram apenas dois minutos e dez segundos de ação.

"Ronda é conhecida por colocar pressão nas oponentes. E isso fez elas pensarem que reverter essa pressão tiraria Ronda do seu jogo. Mas você não pode apressar as coisas. Se esse é o plano de luta, seja esperta", disse Holm. A própria Ronda já disse que espera que o combate se alongue mais e até que chegue ao segundo round.

Veja como foi a pesagem entre elas


Mais cinturão

Para a ex-boxeadora, focar apenas no que é preciso para se safar das armas de Ronda não é o melhor jeito de encarar a luta. "Eu acho que um erro é pensar em tudo o que você tem de se defender contra ela, mas isso não ganha uma luta. Você precisa ter seu jogo ofensivo. No sábado, não vou tentar sobreviver, vou para ganhar. Eu penso em abrir oportunidade. Eu visualizo. Se uma abertura vier por aqui, tenho que usá-la. Se vier em outro lado, tenho que aproveitar. É tirar vantagem e ser inteligente. Não penso em como vou acabar a luta", concluiu.

A luta contra Ronda leva Holm de volta a 2005, quando fez seu combate definitivo no boxe. Naquela ocasião, ela pegou a estrela Christy Martin. Poucos achavam que a loira poderia fazer frente à sensação do pugilismo.

"Eu tinha 13 lutas e Christy tinha mais de 50 lutas. Ela tinha lutado no card do Mike Tyson, esteve na capa da revista Sports Illustrated e foi condecorada – ela era uma espécie de pioneira do boxe feminino ", relembrou ela, recentemente, ao site do UFC. Amigos e familiares a questionavam sobre os riscos.

UFC 193 – 14/11 – Melbourne (AUS)
14 de novembro, em Melbourne (AUS)

Card principal
Galo:
Ronda Rousey x Holly Holm, pelo cinturão
Palha: Joanna Jedrzejczyk x Valerie Letourneau, pelo cinturão
Pesado: Mark Hunt x Antônio Pezão
Médio: Uriah Hall x Robert Whittaker
Pesado: Stefan Struve x Jared Rosholt

Card preliminar
Leve: Jake Matthews x Akbarh Arreola
Meio-médio: Kyle Noke x Peter Sobotta
Meio-pesado: Anthony Perosh x Gian Villante
Mosca: Richie Vaculik x Danny Martinez
Meio-médio: Brendan O'Reilly x James Moontasri
Médio: Daniel Kelly x Steve Montgomery
Meio-médio: Richard Walsh x Steven Kennedy
Mosca: Ben Nguyen x Ryan Benoit

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA