Topo

Na Grade do MMA

A música mais bizarra que você ouvirá sobre UFC

Maurício Dehò

25/12/2015 06h01

 

Este blogueiro que vos escreve é um metaleiro de coração, e não perde uma chance de misturar MMA e música – de preferência pesada. Dia desses, vi alguém ouvindo um som chamado: UFC/Anorexia. Pensei: "UFC? UFC, mesmo, MMA? Que raios é isso?". E além de ver que realmente era uma canção sobre o evento de MMA, notei de cara o quão bizarra ela é.

Então, fui direto à fonte ver o que se passa nas letras, que juntam MMA, anorexia e uma "paixão proibida/fetiche por carne viva". O som é do Aletrix, de São Paulo, e foi lançado em 2014, no álbum Herpes Aos Hipsters.

Aletrix, que comanda a empreitada como  guitarrista e vocalista, é quem explicou a letra (que você confere abaixo), que segue uma linha bem esquisita. Na banda, a baixista Mia é quem curte MMA. Ela treina caratê e muay thai, tendo competido, até, e suas histórias inspiraram Alexandre:

"Imaginei alguém que é fascinado por tudo que envolve UFC, mas que seria incapaz de participar lutando, por conta de sua condição física. A letra descreve sua paixão e seus desafios. Se tratando de esportes, me vem a mente o domínio do corpo e o objetivo de levá-lo além, através da disciplina. Imagino os níveis de desgaste mental que envolvem esse processo e a questão da autocobrança. Essa é a parte com a qual me identifico, e que pode ser aplicada também a assuntos diversos do cotidiano", disse ele.

"UFC/Anorexia tem uma letra em tom de crônica, que conta sobre ter um sonho muito distante. Me identifico com pessoas que convivem com distúrbios alimentares ou que vivem em constante batalha com o próprio corpo.
MAs essa música tem uma mensagem otimista", explicou ele, sobre o som ser ou não uma crítica ao UFC.

Bizarro, como fez o Aletrix, ou mais épico, como o Sepultura em "Attitude", o MMA segue inspirando boas músicas. Já teve Caetano Veloso, Megadeth, About2Crash… Saca só:

5 vezes em que o metal deu as caras no MMA

Confira a letra de UFC/Anorexia:
UFC
Na sua TV
Você quer brigar
Mas é pequeno e franguinho

Assistindo
UFC
Com a mão nas calças

Tome o seu shake
E pese outra vez
Proteínas e
Anemia todo dia
Ver sangue te ilumina

Tem tanta sorte
Não precisa lidar
Ou responder
À expectativas
Pernas bambas toda vida
Herança ingrata, arritmia
UFC, anorexia

Quando o tempo muda
O vento te carrega
Os pesos no armário entregam
A paixão proibida
Fetiche por carne viva
UFC, anorexia

Podia ser pior
Podia ser pior
Podia ser pior
Podia ser pior

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA