Topo

Na Grade do MMA

UFC prepara a cama para passar Edgar à frente de Aldo contra McGregor

Jorge Corrêa

16/03/2016 10h48


Ninguém deve ter ficado mais feliz com a derrota de Conor McGregor que José Aldo. Nem tanto por ver seu algoz provocador cair em desgraça depois de tanto falar, falar e falar. Mas ele viu retomado com força seu projeto de revanche contra o irlandês para tentar reaver o cinturão dos penas do UFC. Só que esse caminho começa a tomar contornos de drama para o brasileiro.

Na semana logo após o revés de Conor, o cenário se mostrava muito favorável para Aldo. McGregor assumiu que teria de defender seu cinturão depois de se arriscar duas categorias acima, e seu técnico-mentor John Kavanagh apontou o brasileiro como adversário preferencial. Mas faltava o pessoal do UFC falar algo. Foi aí que o jogo começou a virar contra o ex-campeão.

Ninguém cravou ou apontou com firmeza quem deve ser o adversário de McGregor no UFC 200 – sim, mesmo sem rival, ele já está escalado para esse evento histórico em julho. Só que pessoas (muito) fortes começaram a preparar a cama para que o ex-campeão dos leves Frankie Edgar passe à frente de José Aldo e enfrente o irlandês agora.

Primeiro foi Dana White. Em uma entrevista descontraída à um programa de rádio da ESPN nos EUA, jogou no ar: "McGregor x Edgar é a luta que ainda não fizemos e que os fãs estão pedindo para ver". Ele não quis se comprometer muito e não chegou perto de cravar o combate, mas vamos combinar que é uma fala pesada, afinal, o cara é presidente do UFC.

Agora foi a vez de o comentarista oficial do Ultimate, Joe Rogan, pedir o norte-americano contra o irlandês no UFC 200. "Aldo precisa fazer mais uma luta antes do title shot depois de perder em 13 segundos", completou. Ok, ele não manda em nada, mas pode ser considerado um bom termômetro. Importantes sites e jornais americanos e europeus também começaram a fazer lobby por Frankie.

Este blogueiro que vos fala mantém a posição de que o rival de McGregor deve ser Aldo. Não por "pachequísmo", mas por merecimento, pelo tempo que José ficou com o cinturão e pelas revanches imediatas que o UFC vem dando para ex-campeões recentemente – vide Rockhold x Weidman 2 no UFC 199.

Só que Aldo tem que começar a se preparar para o pior. Ele não pode encarar como o fim de uma carreira brilhante ser passado para trás nesse momento. Ele sabe como a roda gira neste mundo do UFC.

Neste momento, ele tem dois fatos para se apegar: a fala do técnico de Conor, que citei acima, e o fato de ele ter acabado de assinar um contrato de patrocínio individual com a Reebok – parceira máster do Ultimate para os uniformes dos atletas. Ela pode pesar para ter um confronto entre dois atletas seus. Seria uma bela propaganda.

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA