Topo

Ex-cheerleader e surfista havaiana fazem duelo de estreantes no UFC

UOL Esporte

22/11/2014 06h00


Por Maurício Dehò

O MMA feminino não para de crescer, e o UFC tem abraçado bem as mulheres, desde o sucesso de Ronda Rousey. O mais legal disso é que, enquanto homens aparecem a rodo, são pouco notados e se perdem no meio da multidão, parece que o plantel de garotas é até mais atrativo, com talentos cheios de boas histórias e bastante potencial para brilharem no aspecto esportivo. Neste sábado, duas estreantes se encaram no UFC de Austin, no Texas (às 22h), e trazem um duelo interessante: uma surfista havaiana contra uma dançarina que é ex-cheerleader.

BRASIL: Edson luta por top 10 enquanto mulher está grávida de 9 meses

Já falamos um pouco de Paige Vanzant e do seu apelido "Calibre 12" no vídeo acima (dá uma olhada!), então comecemos pela Kailin Curran, mais uma peso palha debutando na categoria mais nova do Ultimate, para lutadoras de até 52 kg.

Jovem de 23 anos, Kailin nasceu em Ewa Beach, no Havaí. Aprazível, não? Como era de se esperar, ela cresceu indo para o mar com a prancha debaixo do braço. Mas, apesar do gosto pelo surfe, a norte-americana conta que a emoção de entrar no octógono é 100 vezes maior.

Os havaianos tem fama de briguentos fora do ringue, mas Kailin diz que nunca se meteu nesse tipo de confusão. Ainda criança, ela fez wrestling por influência do pai, mas não gostava. Seis anos depois, começou a treinar kickboxing em 2006, e na época competia apenas por diversão. Hoje a coisa é séria. Mudou-se para a Costa Oeste dos EUA para poder melhorar sua performance e seu cartel invicto: 3 vitórias, todas por pontos.

O surfe é uma paixão secundária em sua vida. "Crescer no Havaí é ser mimado por ondas fantásticas, sol e praias, um cenário paradisíaco. Eu comecei a surfar aos 13 anos e curto porque é um desafio para mim mesmo. Lutar me lembra do surfe por eu estar sempre aprendendo algo novo, trabalhando, e amo isso. E meu namorado é surfista profissional, então às vezes pegamos onda juntos", contou ela, ao Vice.

Ao mesmo tempo em que é durona, Kailin também se mostra frágil. Em entrevista em vídeo ao MMA Fighting, ela chorou ao falar do nervosismo que sente antes da luta.

"Acho que é a pior parte para mim, antes da luta. Eu fico tão nervosa… Eu penso, 'por que estou fazendo isso? Alguém vai me socar na cara'. Mas depois as coisas fluem."

A dançarina Calibre 12

Paige Vanzant já teve uma decepção com o UFC e não pôde disputar o TUF 20 por ser muito jovem. Mas, aos 20 anos, ganhou agora o direito de estrear diretamente na organização, sem passar pelo reality show. A norte-americana de Sparks, Nevada, tem três vitórias e uma derrota numa carreira marcada também pelo apelido curioso: Calibre 12.

Ela ganhou a alcunha por gostar de fazer atividades externas, incluindo pescar e caçar. Mas sua grande paixão antes do MMA foi dançar. Ela até hoje dá aulas e chegou a ser cheerleader, com uma passagem rápida pelo Portland Trail Blazers, da NBA.

"Eu dancei por 14 anos, estive um pouco com os Blazers e ainda dou aulas aqui em Sacramento (EUA). Mas eu sempre fui uma criança agressiva, brincava de boxe com meu irmão no quintal… Quando comecei no MMA, me apaixonei por isso, e pareceu algo natural", explicou ela, ao MMA Fighting.

Outro motivo para procurar um caminho mais intenso foi ter sofrido bullying. A vida competitiva dividida com outras cheerleaders era brutal, ainda mais por Paige ser baixinha perto de outras garotas a fez ser alvo de brincadeiras maldosas. À época, ela não tinha sequer 1,50 m de altura, contra o 1,62 m atual. "Foi algo importante na minha vida. Quando me mudei, prometi nunca mais ser cheerleader. Me maltrataram de todo modo, mas agora sou confiante, porque sei que se trombasse com esse tipo de garotas, saberia o que fazer."

Vanzant também já realizou trabalhos como modelo. O belo rosto e os cabelos loiros compensam a falta de estatura, ao menos para realizar ensaios. Mas o foco está no MMA, em busca do cinturão peso palha e do possível recorde como mais jovem campeã da história. Sem uma marte marcial específica, tendo começado direto em treinos voltados ao MMA, ela se considera completa: "estilo livre", define.

O UFC deste sábado começa às 22h (horário de Brasília). A luta das garotas faz parte do card preliminar e é logo a segunda da noite. O combate principal terá o ex-campeão dos leves Frankie Edgar enfrentando Cub Swanson na categoria pena. O brasileiro Edson Barboza encara Bobby Green no peso leve.

Veja o card completo da noitada de sábado

Card principal
Pena: Frankie Edgar x Cub Swanson
Leve: Bobby Green x Edson Barboza
Mosca: Brad Pickett x Chico Camus
Pesado: Jared Rosholt x Oleksiy Oliynyk
Mosca: Joseph Benavidez x Dustin Ortiz
Leve: Matt Wiman x Isaac Vallie-Flagg

Card preliminary:
Pesado: Ruslam Magomedov x Josh "Ursinho Carinhoso" Copeland
Médio: Luke Barnatt x Roger Narvaez
Leve: James Vick x Nick Hein
Leve: Yves Edwards x Akbarh Arreola
Palha feminino: Paige Vanzant x Kailin Curran
Pena: Juan Manuel Puig x Doo Ho Choi

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Ex-cheerleader e surfista havaiana fazem duelo de estreantes no UFC - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Mais Posts