Topo

UFC tem headbanger em ação: veja 5 vezes em que o metal deu as caras no MMA

Maurício Dehò

26/09/2015 13h00

Bom, um dos blogueiros deste espaço, além de curtir porrada no MMA, gosta de pancadaria sonora também. Vamos combinar: nada casa melhor com lutas que um bom metal. NADA. Ponto. E neste sábado temos o maior representante do rock pauleira no octógono, o peso pesado Josh Barnett, que enfrenta Roy Nelson na luta principal do UFC Japão – o card preliminar é a partir das 21h.

Vamos logo, então, à lista das situações em que o heavy metal deu as caras no MMA, começando justamente com o "Mestre da Guerra" – quer apelido mais brutal que este?

Foto: Josh Barnett (centro) com os MITOS do Krisiun, banda de death metal brasileira (Divulgação)


O metalhead nº 1: Josh Barnett

O ex-campeão dos pesados do UFC Josh Barnett tem gostos que atraem diversos públicos: curte carros, diz ser nerd e é um metaleiro de coração. Pra se ter uma ideia, ele já foi indicado ao prêmio da revista Metal Hammer como atleta mais metal do ano. Ele é presença certa em shows e já foi até filmado no palco com o Every Time I Die – jogando um fã da banda no público. E curtir som não é gostar só de bandas como Metallica e Iron Maiden, tá? O cara ouve bandas extremas como Goatwhore, Cattle Decapitation e Job For a Cowboy. "Quem não gosta de Metallica? Ser do metal não é gostar só de uma banda ou outra. É uma mentalidade e um jeito de viver". Falou e disse.

Aqui ele no show do Every Time I Die jogando o fã no palco abaixo:

Clique para acessar conteúdo externo

As músicas de entrada
E não são raros os lutadores que vão para o octógono com som pesado. Gabriel Napão costuma ir de "Mother", do Danzig. Chris Camozzi vai com um som de Jasta – vocalista do Hatebreed. Tamdan McCrory já entrou com "Thunderhorse", do Dethklock. Carlos Condit, com "Know Your Enemy", do Rage Against the Machine (Ronda também já usou sons da banda). E Brock Lesnar já entrou embalado por "Enter Sandman", do Metallica… E tem mais:

Brasileiro ganha música
Viscardi Andrade, que passou pelo TUF, é um apaixonado por metal – a ponto de ter ido ao Monsters of Rock deste ano. Ao conhecer Vinicius Neves, apresentador de um programa dedicado ao estilo e um dos integrantes da banda About2Crash, ele acabou ganhando uma música para si. A banda já queria ligar sua imagem à luta, e achou em Viscardi seu inspirador. Com "Monster", o grupo – que tem os ex-Angra Luis Mariutti e Aquiles Priester – conta como é a emoção de um competidor entrando no octógono.

Testemunha da morte de um ídolo
Matt Brown tem uma história marcante de seus tempos em que ainda era um lutador em construção. Ele presenciou a morte de um dos maiores ídolos do gênero: o guitarrista Dimebag Darrell, do Pantera. Brown esteve no show em que o astro foi assassinado por um maluco atirador que subiu ao palco e começou a efetuar disparos. Dimebag segue como inspiração: "Ele era um cara que me inspirou – eu já toquei guitarra. Eles trouxeram positividade para minha vida. Nunca vou esquecer… Foi a coisa mais maluca que já vivi."

Videoclipes
Lutas são uma das inspirações para videoclipes, e não faltam exemplos em que o MMA, especificamente, é retratado neles. Um dos mais tradicionais é do Sepultura: "Attitude" tem a família Gracie encenando um combate. O Megadeth fez o mesmo com "Head Crusher", o Shadows Fall já entrou dentro de uma jaula para tocar e os brasileiros do Notturnal também contam uma história de luta em um vídeo.

Sepultura – Attitude

Megadeth – Head Crusher

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

UFC tem headbanger em ação: veja 5 vezes em que o metal deu as caras no MMA - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Mais Posts