Topo

Na Grade do MMA

UFC força a barra para referendar Weidman como rival perfeito para Anderson

Jorge Corrêa

01/07/2013 13h21


Como já escrevi aqui quando a luta foi encaminhada, Anderson Silva volta ao octógono neste sábado para sua 11ª defesa de cinturão dos médios do UFC contra o único adversário que era possível nesse momento. Após ver rivais em potencial caírem, um seguido do outro, Chris Weidman viu essa luta cair em seu colo. Ele era o único com um cartel ou uma série positiva o suficiente para disputar o título agora.

Desde o final do ano passado, bem antes de a luta ser confirmada, o norte-americano e o próprio UFC começaram a fazer uma grande pressão para ele ser o próximo desafiante pelo cinturão. Weidman pediu muito por essa luta e começou a se colocar como o único cara que poderia fazer frente ao maior lutador do UFC, o único capaz de lhe dar problemas e, mais que isso, quem poderia finalmente acabar com sua invencibilidade.

Em um primeiro momento, Anderson e sua equipe refutaram o "garoto" Weidman como rival, afinal, ele tem menos lutas como profissional do que o brasileiro tem de defesas de cinturão. Mas depois que Chris foi o único top contender que restou, o Spider acabou aceitando a situação e até passou a elogiá-lo como lutador.


Mas ainda faltava um respaldo maior. Apesar dos bons resultados e das boas atuações, Chris Weidman tem apenas cinco lutas no UFC e nove como profissional. Desde Demian Maia, em 2010, Anderson não tinha um rival tão pouco tarimbado. O norte-americano pode até ser um pouco mais famoso em seu país, mas rosto é pouco conhecido fora dos EUA e para quem não é um fã próximo do MMA e do UFC.

Então o UFC entrou na jogada. Afinal, é o produto deles que está no mercado, eles precisam vender a luta da melhor maneira possível, os pacotes de pay-per-view em todo o mundo precisam ser comercializados. O Ultimate passou a fazer uma enorme propaganda em cima de Weidman e de suas qualidades – sobre Anderson já não precisa fazer mais nada, claro.

A primeira grande ação foi colocar importantes nomes do evento para apostar em Weidman contra Anderson. Puxados pelo campeão dos meio-médios Georges St-Pierre, uma série de astros do UFC veio a público para falar que Chris será o novo campeão. A principal propaganda do UFC 162 foi baseada nisso. Não importa se os atletas estavam sendo sinceros ou não, mas o Ultimate resolveu apostar nessa linha narrativa.

Weidman passou a ser vendido como um Chael Sonnen melhorado, lembrando que o falastrão foi quem chegou mais próximo de derrotar o Spider naquele luta épica em 2010. As qualidades de Chris como wrestler viraram super-poderes. Se ele conseguir colocar o brasileiro de costas no chão, como Sonnen o fez, estará tudo acabado para o campeão dos médios.

Pois bem. Não há como negar que o norte-americano é um grande lutador, mas não é tudo isso que o UFC está querendo mostrar. Ele ainda não enfrentou um rival tão gabaritado em toda sua carreira. Claro que é melhor que Sonnen, mas ainda sim não deve fazer frente o campeão. Pelo menos até agora não mostrou na prática nada que leve este blogueiro a acreditar nisso.

No final da semana explico melhor essa minha opinião.

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA