Topo

Na Grade do MMA

Veja como Georges St-Pierre x Carlos Condit deve definir os rumos do UFC para 2013

Jorge Corrêa

14/11/2012 06h01

O mundo do MMA está aguardando há 19 meses o retorno do campeão dos meio-médios Georges St-Pierre. Mas não será apenas a unificação do cinturão da categoria contra o dono do cinturão interino Carlos Condit que estará em jogo neste sábado, no UFC 154. Essa luta deve definir os rumos e muitos dos planos do Ultimate para o ano de 2013.

>> Blog no Facebook: FB.com/NaGradedoMMA
>> Todas as notícias sobre lutas no UOL Esporte
>> Siga o blog no Twitter: @NaGradedoMMA

O principal desses planos quase todo mundo já sabe. Para que a tão esperada superluta contra o campeão dos médios Anderson Silva saia, o canadense Georges St-Pierre precisa sair vencedor desse combate. Não haveria clima para esse encontro acontecer em caso de vitória de Carlos Condit – ao passo que uma luta de Anderson com Condit também não faz sentido.

Vamos então analisar o que pode acontecer em caso de vitória ou derrota de GSP.

Se o canadense vencer, o mais lógico seria que a luta contra Anderson Silva fosse sua próxima, logo no primeiro semestre de 2013. Isso se o brasileiro não tivesse dito que pretende voltar a lutar apenas no final de 2013. Assim, St-Pierre deve fazer mais uma defesa de cinturão antes da superluta. Seu rival nessa disputa sai de Martin Kampmann x Johny Hendricks, que também acontece no UFC 154 neste fim de semana.

Como consequência óbvia dessa conjuntura acima, a superluta entre Anderson Silva e Jon Jones sairia apenas em 2014 – se um dia sair.

Agora, em caso de derrota de Georges St-Pierre, já sabido que a luta com Anderson foi para o vinagre, um outro grande combate deve acontecer. Sem nenhum peso combinado, entre os meio-médios mesmo. Inimigos declarados e com muitas provocações pelo caminho, a luta entre GSP e Nick Diaz finalmente sairia do mundo das palavras, para entrar no octógono.

Na verdade, essa que era a luta esperada para esse sábado, se Carlos Condit não tivesse entrado de bicão nessa festa ao vencer Nick Diaz na disputa do cinturão interino.

E somando todos esse pontos acima, se GSP perder, a superluta de Anderson Silva no final de 2013 seria contra o campeão dos meio-pesados Jon Jones.

Ou seja, essa luta entre Georges St-Pierre e Carlos Condit define muita coisa em 2013.

[C.Q.D.]

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA