Topo

Na Grade do MMA

Lenda BJ Penn volta ao UFC contra revelação para mostrar que faz parte da história do esporte

Jorge Corrêa

08/12/2012 12h07


Os críticos do MMA vão mais uma vez chiar ao lerem esse título, vão falar que o esporte tem "lendas" demais. Mas BJ Penn é um dos poucos em atividade que pode usar esse adjetivo com tanta propriedade. Vê-lo no octógono é como ver Rodrigo Minotauro lutar. São caras que moldaram o MMA como ele é hoje. E neste sábado teremos a chance de ver BJ em ação.

>> Blog no Facebook: FB.com/NaGradedoMMA
>> Todas as notícias sobre lutas no UOL Esporte
>> Siga o blog no Twitter: @NaGradedoMMA

Não que ele seja um dos lutadores mais velhos, está com 33 anos, mas fez quase toda sua carreira no UFC, onde começou a lutar em 2001. É muito tempo no evento, o que fez até com que ele se aposentasse por um ano. Mas Penn não conseguiu ficar muito tempo longe. Na sua cabeça, ainda precisava deixar claro que realmente faz parte da história do esporte, que tem um legado a defender.

BJ Penn vai enfrentar a revelação dos meio-médios Rory MacDonald na categoria em que já até foi campeão do UFC. Ele é um dos poucos que conseguiram títulos em mais de um peso no Ultimate. Apesar de ter se tornado uma lenda entre os leves, o havaiano tem boas passagens pelos meio-médios.

"Depois de 10 anos fazendo algo, você quer ser lembrado, certo? Não é todo mundo aqui que quer ser lembrado pelo o que fez? Isso diz muito sobre o que quero fazer", disse BJ. "Rory lembra a mim mesmo no passado. Ele disse que quer me machucar. Parece eu, anos atrás."

Mas nos últimos anos, lutando na categoria de cima, ele alternou grandes apresentações em boa forma, com outras pouco impressionantes e falta de gás. BJ também quer mostrar contra o jovem canadense que essa parada o ajudou a encontrar sua melhor forma entre os meio-médios. E ele aparentou isso nas últimas semanas.

"Eu estava em casa, treinei coisas diferentes, pessoas de todo o mundo vieram para treinar comigo, então eu estou muito bem. Se eu estava tão bem, por que não voltar ao octógono?"

Momento do blogueiro: A primeira grande luta sobre a qual escrevi foi a derrota de BJ para Georges St-Perre disputando o cinturão dos meio-médios em janeiro de 2009. Depois disso, no mesmo ano, ele teve atuações incríveis contra Diego Sanchez e Kenny Florian, defendendo o título dos leves. Isso fez eu ir atrás e ver as grandes lutas que já tinha realizado. Seu estilo e sua vontade sempre impressionaram e garanto que ele foi um dos grandes responsáveis pelo meu gosto por MMA.

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA