Por que Melendez é um dos maiores riscos ao domínio de Bendo nos leves do UFC
Neste sábado, uma das maiores suposições da última década no MMA será colocada à prova. Por muito anos apontado como o melhor peso leve do esporte, talvez o segundo melhor da história atrás apenas de BJ Penn, Gilbert Melendez finalmente vai estrear no UFC, depois de boas passagens pelo Strikeforce e pelo Pride.
Último campeão da categoria no Strikeforce, o pupilo de Cesar Gracie terá a chance de, já em sua estreia no maior evento de MMA do mundo, disputar um cinturão. Então vou explicar nesse post o motivo de tanta empolgação com Melendez e porque ele coloca em grande risco o domínio de Benson Henderson no Ultimate.
Gilbert é mais completo e bate mais forte que Frankie Edgar e Nate Diaz, últimos rivais de Bendo. Mais que isso, ele é tão atlético quanto o campeão. Deu para perceber isso na pesagem. Eles são parecidos na compleição física e nitidamente Bendo sofreu mais para bater os 70kg da categoria. Bendo sempre se impôs com seu tamanho e isso dificilmente vai acontecer agora.
Melendez tem uma base muito forte no wrestling, assim como Henderson. O campeão terá muito mais dificuldade para impor seu jogo de quedas. Apesar de não ser um dos maiores nocauteadores da categoria, o desafiante tem boas sequências. Se estiver com um bom ritmo e em forma, pode complicar a vida de Henderson.
Dessa maneira ele dominou a categoria fora do UFC. Ele nunca esteve no Ultimate por aqueles acasos do destino. Sempre preferiu a liberdade do Pride e do Strikeforce, mas nunca deixou de ser sondado por Dana White. Agora, chegou sua vez.
Vou mostrar dois vídeos para exemplificar o que disse acima. Esse primeiro é a vitória sobre Tatsuya Karajiri, quando defendeu o cinturão dos leves do Strikeforce. Ele mostrou todo o seu jogo com quedas, tentativas de finalização, joelhadas, sequências de jabs e diretos e nocauteou no ground and pound.
Já nesse segundo vídeo, a vítima foi o brasileiro Rodrigo Damm, que depois disso participou do TUF Brasil. Dessa vez, Melendez abusou do wrestling no primeiro round e depois o nocauteou de forma avassaladora.
Sobre o blog
Contato: nagradedomma@gmail.com
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.